quinta-feira, 31 de março de 2011

Contabilidade para Concursos da Área Fiscal: Dicas para um Bom Estudo

Contabilidade é com certeza uma disciplina fundamental para os concursos da área fiscal. Inúmeros candidatos, antes mesmo de começar a estudar, reclamam dessa disciplina: "odeio contabilidade!”,"pra que vou estudar isso? Sou advogado, fisioterapeuta, dentista e não contador” e “não gosto de matérias que envolvem cálculos".


Muitas dessas pessoas nunca estudaram ou viram contabilidade, por isso a importância de se procurar um cursinho preparatório específico da matéria, onde o concurseiro poderá se familiarizar com a disciplina. A dificuldade inicial será compreender o sistema de partidas dobradas com lançamentos a débito e a crédito, entendido como funciona este mecanismo os demais conteúdos ficarão mais fáceis.


Os concursos da área fiscal (Secretarias de Fazenda, Receita Federal, etc) normalmente cobram tanto a Contabilidade Geral, como suas áreas específicas (Avançada, Pública, etc). Os livros abaixo indicados, sem dúvida são uma ótima opção, já que suprem as matérias solicitadas nos editais e apresentam uma leitura agradável. Atenção! É fundamental que se observe se as edições dos livros contém as alterações mais recentes sobre a contabilidade.

  • ·         Contabilidade Básica de Ricardo Ferreira, Ed.Ferreira.
  • ·        Contabilidade Básica e Contabilidade Avançada dos professores Silvério das Neves e Paulo Viceconti, Ed. frase.
  • ·         ICMS Genérico - Dermeval Frossard - Ed. Ferreira.
  • ·         Contabilidade Intermediária e Avançada - Ricardo Ferreira - Ed Ferreira.
  • ·         Contabilidade na Lei 6.404/76, do Ricardo Ferreira, Ed. Ferreira.
  • ·         Contabilidade de Custos do Ricardo Ferreira, Ed. Ferreira.
  • ·         Contabilidade de Custos dos professores Silvério das Neves e Paulo Viceconti, Ed. Frase.
  • ·         Contabilidade Avançada do Silvério das Neves e do Paulo Viceconti,
  • ·         Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações (aplicável as demais sociedades) da FIPECAFI, Ed. Atlas, Sérgio de Iudicíbus, Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke.
  • ·         Análise das Demonstrações Contábeis - Ricardo Ferreira - Ed. Ferreira.


Por fim, para treinar tudo que foi estudado nos livros acima, o melhor é responder todas as provas e exercícios que encontrar na internet e em apostilas, pois só se aprende realmente contabilidade quando se esta bem treinado. Ficam as dicas. Avalie os livros juntamente com o edital para verificar como cada autor aborda os temas, como são os exercícios etc, e tão logo comece a estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário