sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Concurso com vagas para Técnico em Contabilidade em Paraibano-MA!

A Prefeitura Municipal de PARAIBANO, no uso de suas atribuições legais, e em atenção ao que dispõe as Leis Municipais  05/2005 e 90/2013 faz saber que realizará através do INSTITUTO MACHADO DE ASSIS, Concurso Público para Provimento  de Vagas por meio de Provas, existentes no Quadro de Pessoal da Prefeitura obedecendo às disposições legais e que se  regerá de acordo com as normas relativas à sua realização e com as Instruções Especiais que ficam fazendo parte integrante deste Edital. 

Período de inscrições: 18 de dezembro/2013 a 20 de janeiro/2014

Data de aplicação das provas: 26 de janeiro de 2014

Conteúdo Programático para Técnico em Contabilidade:

LÍNGUA PORTUGUESA:
Interpretação e Compreensão de texto. Bases da Semântica e estilística. Ortografia Oficial. Acentuação Gráfica. Emprego de letras e divisão silábica. Pontuação. Classes e emprego de palavras. Morfologia. Vozes do Verbo. Emprego de tempo e modo verbais. Sintaxe. Concordância Nominal e Verbal. Significado das palavras: sinônimos, antônimos. Denotação e Conotação. Crase. Regência Nominal e Verbal. Análise Sintática: coordenação e subordinação. Figuras de Linguagem. Fonologia. 

CONHECIMENTOS GERAIS:
Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro. Conhecimentos sobre atualidades e história do Município de Paraibano: Caracterização do Município: Localização geográfica; Aspectos socioeconômicos; Aspectos fisiográficos; Geologia; Recursos hídricos: História: História do município, da emancipação até os dias atuais; Principais fatos históricos ocorridos no município. Política: História política do município; Emancipação política; Poder Executivo Municipal; Gestões administrativas; Poder Legislativo Municipal. O estado do Maranhão: geografia, história do Maranhão, principais fatos e acontecimentos do estado. Brasil: aspectos geopolíticos, o Brasil em desenvolvimento. História do Brasil. Atualidades: O Brasil e o Mundo. Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança, ecologia desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental, com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. 

INFORMÁTICA
Componentes básicos de um computador: CPU, Memória e Periféricos. Sistema Operacional Windows XP. Microsoft Office: Word; Excel. Conceitos básicos de Internet. Internet Explorer e Mozilla Firefox. Noções de Utilização do MS Outlook – Envio e recebimento de mensagens (incluindo a utilização de arquivos anexos); Localização de mensagens nas pastas; Organização das mensagens em pastas e subpastas; Manutenção do catálogo de endereços; Nota sobre as versões dos softwares: MS Windows XP; MS-Word 2007 e MS-Excel 2007, MS-Outlook Express versão 6.0; MS-Internet Explorer: versão 6.0 ou posterior. Mozilla Firefox versão 3.0 ou superior. 

MATEMÁTICA
Números e Numeral. Adição. Subtração. Multiplicação. Dobro. Divisão. Mínimo Múltiplo Comum. Máximo Divisor Comum. Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais. Situações Problemas. Expressão Numérica. Raciocínio Lógico. 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Contabilidade: conceito, objetivo e campo de aplicação. Patrimônio: conceito, estado patrimonial, fontes e aplicações de recursos. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Fatos Contábeis. Escrituração Contábil. Encerramento de exercício. Investimentos temporários e permanentes. Critérios de avaliação dos componentes patrimoniais. Principais demonstrações contábeis. ADMINISTRAÇÃO, ORÇAMENTO E CONTABILIDADE PÚBLICA: Administração Pública Licitações e contratos administrativos. Orçamento público. Créditos orçamentários. Exercício Financeiro. Regime da contabilidade. Receita e Despesa Pública. Regimes contábeis. Escrituração. Dívida pública. Plano de Contas e sua aplicação. Encerramento de Exercícios: Balanços Financeiro e Patrimonial. A lei de responsabilidade fiscal (lei n°. 101 de 04.05.2000). Controle Interno e o Controle Externo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário