segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Concursos na área fiscal: maior destaque é a Receita

Grande parte dos concurseiros já pensou em prestar concurso público para alguma instituição fiscal devido ao bom salário e por oferecer garantia de estabilidade. Em 2015, esses concurseiros encontrarão uma boa oportunidade nas seleções para a Receita Federal e as secretarias de Fazenda do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e Maranhão. Para os indecisos ou iniciantes em concursos, este é o momento certo para iniciar a carreira de servidor. Em alguns certames, a banca pode ser a mesma e, com isso, as questões podem partir de fundamentos semelhantes, mas são adaptadas para cada concurso. Outro fator importante é que geralmente a preparação pode seguir o mesmo cronograma, pelo fato de as provas apresentarem uma proximidade.

Em maio deste ano, a Receita Federal realizou uma seleção com 278 vagas para auditor-fiscal, cuja nomeação dos candidatos aprovados ocorreu no último dia 3 de novembro. No entanto, a instituição já conta com um novo pedido de concurso que está sendo analisado pelo Ministério do Planejamento. Para orientar quem sonha uma vaga nessaa área, FOLHA DIRIGIDA Online conversou com o auditor-fiscal da Receita Federal, professor do Canal dos Consursos e especialista em Direito Tributário, Alexandre Lugon, para orientar na preparação deste concurso tão concorrido.

"O candidato deve sempre procurar criar previamente uma estratégia de estudos, baseada nas disciplinas constantes dos editais anteriores, abordando estudo não só da teoria, mas também a realização de exercícios de provas anteriores e simulados elaborados para condicionar os alunos ao padrão das provas a serem realizadas. Importante é o candidato contar com professores especializados nas diversas disciplinas, por permitir correto direcionamento do estudo de forma objetiva e concentrada", explica Alexandre.

O especialista também reitera a importância do concurso da Receita Federal, para os demais concursos da área fiscal, dimensionando a importância territorial que o certame exerce. "O concurso da Receita Federal permite ao candidato maior mobilidade de lotação em todo o território nacional, bem como um vasto campo de trabalho, em função da multiplicidade de áreas de trabalho, envolvendo desde a atuação nas Aduanas do Brasil aos tributos internos, bem como variedade de funções a serem exercidas, abrangendo desde a fiscalização, a tributação até a arrecadação tributária. Neste contexto, os especialistas nas diversas áreas (advogados, engenheiros, contadores, programadores e tantos outros) encontram, com certeza, aquela área adequada ao seu perfil de trabalho. Cumpre ressaltar que o concurso abre as portas da Receita Federal do Brasil para ingresso de todos os profissionais de nível superior, independentemente de suas áreas de formação."

Alexandre ainda aponta os assuntos mais importantes que devem ser alvo de questões da prova. Contudo, ele afirma que cada professor pode atribuir determinada disciplina como a mais cobrada durante o exame. "Para cada disciplina, os professores especializados enfocam, nos cursos preparatórios, os tópicos mais relevantes que são cobrados. No Direito Tributário, são relevantes questões inerentes à Competência Tributária (envolvendo os Princípios Tributários e as Imunidades Tributárias) bem como também a Obrigação e Crédito Tributário". Segundo ele, todas as provas de caráter fiscal contêm disciplinas em comum das exigidas nos editais da Fazenda Pública, logo, se tornam um bom parâmetro para a preparação.

Concurso deve ser mais difícil, se comparado ao do início do ano

Com a demanda de candidatos aumentando cada vez mais, consequentemente os concursos tendem a aumentar a dificuldade, principalmente se tratando da Receita Federal, onde garante uma ótima estabilidade e remunerações dos sonhos. No último concurso, o número de participantes para auditor-fiscal chegou a um total de 68.540 pessoas por todo o país e devido ao aumento proporcional de vagas e concurseiros, o professor é enfático ao dizer sobre a dificuldade do próximo concurso. "As dificuldades aumentam concurso a concurso, o que é natural, devido ao aumento da concorrência, aos aspectos de interação entre as diversas disciplinas, ao maior acesso que todos têm aos conteúdos programáticos e à difusão do conhecimento através das aulas online, atingindo as diversas regiões do país."

Para os iniciantes, a prova pode se caracterizar por focar bastante a parte específica, envolvendo questões com maior âmbito de Direito. O professor é sucinto ao dizer que os candidatos iniciantes devem sempre contar com um direcionamento preciso de algum especialista. "Importante é o candidato contar com professores especializados nas diversas disciplinas, por permitir correto direcionamento do estudo de forma objetiva e concentrada", declara Alexandre. Para terminar, ele acredita que para desempenhar uma boa prova, é necessário acima de tudo persistência e força de vontade. "Que cada candidato busque sua motivação íntima, aquela força maior que o impulsione verdadeiramente ao concurso que pretende realizar, concentrando neste motivo maior todas as suas energias para alcançar este grande objetivo. A partir daí, que crie a estratégia de estudo, busque orientação especializada e que procure ser disciplinado e persistente até alcançar seu objetivo."
Fonte:Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário