sexta-feira, 18 de março de 2016

Mudança no Exame de Suficiência CFC

No dia 10 de Abril cerca de 50 mil pessoas realizaram a primeira edição do exame de suficiência 2016, do Conselho Federal de contabilidade CFC. A comissão que elabora a prova anunciou uma série de medidas com intuito de aprimorar a avaliação dos candidatos. A mudança já irá valer para a prova que será realizada no dia 10 de Abril de 2016.  Aprovação no exame é indispensável para obter o registro profissional.
A principal mudança foi o aumento do número de questões sobre contabilidade geral, que passou de 15 itens para 21 e a redução de 6 para 3 itens de contabilidade de custos. " a mudança foi solicitada pelos coordenadores nos últimos três encontros de coordenadores e professores do curso de ciências contábeis e a comissão acatou a demanda", explica o integrante da Comissão do Exame de Suficiência da Fundação Brasileira de contabilidade (FBC), Professor Oscar Lopes.
A prova passa ter duas questões de português e de ética, antes eram três itens de cada. Outros temas abordados são contabilidade aplicada ao setor público contabilidade gerencial, Controladoria, noções de direito e legislação aplicada, matemática financeira e estatística, teoria da contabilidade, princípios da contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil e perícia Contábil.
" As questões são cada vez mais interdisciplinares conteúdo de direito e contabilidade geral podem aparecer numa mesma pergunta, por exemplo."
O exame de suficiência elaborado pela FBC, composto por 50 questões e buscar aferir o conhecimento mínimo para o pleno exercício da profissão. É  dividida em duas partes uma busca comprovar a habilidade conceitual, o conhecimento teórico, do candidato e a outra habilidade procedimental o saber fazer.
Fonte: CFC (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário