Em relação à Demonstração do Resultado Econômico, assinale a opção incorreta:
a) A demonstração deve ser elaborada de forma independente do sistema de custos.
b) A demonstração evidencia o resultado econômico de ações na contabilidade do setor público.
c) A receita econômica é o valor apurado a partir de benefícios gerados à sociedade pela ação pública, obtido por meio da multiplicação da quantidade de serviços prestados, bens ou produtos fornecidos, pelo custo de oportunidade.
d) O custo de oportunidade é o valor que seria desembolsado na alternativa desprezada de menor valor entre aquelas consideradas possíveis para a execução da ação pública.
Resposta (Prof. Ricjardeson Dias):
Letra A
Comentário (Prof. Ricjardeson Dias):
A NBCT 16.6 criou a Demonstração do Resultado Econômico (DRE) com o intuito de evidenciar a eficiência na gestão dos recursos no serviço público. A DRE sugere que, no mínimo, as ações e/ou serviços públicos sejam monitoradas passo a passo por um sistema de contabilidade e controladoria estritamente técnico e dotado de instrumental normativo perfeitamente definido; caso contrário, poderão ensejar evasão de recursos oriundos dos cidadãos, que os entrega à instituição Estado para serem aplicados nas necessidades essenciais de uma sociedade. Neste contexto, o Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução nº 1.129/08, que aprovou a NBCT 16. 2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis, estabeleceu o Subsistema de Custos que tem como objetivo registrar, processar e evidenciar os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.
Pena ter poucas questoes de pública... Sandrinha FSA
ResponderExcluirLuzia, nesta prova foram 4 questões. Até que aumentou em relação às anteriores.
ResponderExcluirFIZ AS ULTIMAS DUAS PROVAS NA 1ª FIZ 21 P. E NA ULTMA 17., AS ULTIMAS QUESTÕES NAO ESTA DANDO TEMPO., TEM QUE LER COM BASTANTE ATENÇÃO DEVIDO AS PEGADINHAS PERCO MUITO TEMPO RESOLVENDOS AS DE EXATAS., O QUE DEVO FAZER DESTA VEZ PROFESSOR?
ResponderExcluirGerson, sugiro que você tire os primeiros minutos de prova para folhear e escolher as questões mais simples, dando prioridade respondê-las. Uma vez que você usou a maior parte do tempo de prova para responder as questões que mais domina, agora você parte para as questões mais complexas, sabendo que não dará tempo responder todas. O importante é dar prioridade para as questões mais simples.
Excluir