Para quem ainda sonha em ingressar na carreira pública, uma boa notícia na área de concursos pode elevar as expectativas daqueles que aguardam sua chance: uma recente pesquisa realizada pelo Ministério do Planejamento afirma que é possível, em 2013, que sejam abertas 80 mil vagas nas três esferas públicas: federal, estadual e municipal. Prova disto é que, em breve, a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) deve realizar seu primeiro concurso para o quadro de servidores.
Apesar de ainda não ter data definida para ser iniciado, os preparativos para concurso continuam acelerados. “Nós temos uma legislação em que prevê cargos e vagas a serem preenchidos. Atendendo a esta legislação, houve a abertura de um processo administrativo, onde já foi nomeada uma comissão organizadora para este concurso público. No entanto, nós estamos dependentes ainda com relação a um decreto, que sinaliza todas as atribuições dos cargos que serão oferecidos e este documento deve ser assinado pelo governador”, justificou a defensora pública e integrante da comissão de concursos do órgão Sarah Vieira Miranda.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Escola Superior de Defensoria Pública, as vagas serão preenchidas de acordo com a Lei Complementar 146, de 7 de janeiro de 2010. Entre as oportunidades descritas nesta lei estão estão os cargos de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviço administrativo, auxiliar de serviço de vigilância e motorista (todos com exigência de nível fundamental), técnico de apoio administrativo e técnico de tecnologia da informação (para concorrentes de nível médio/técnico) e administrador, analista de tecnologia da informação, analista judiciário, assistente social, comunicador social e psicólogo (para os quais é preciso nível superior).
Entretanto, segundo a defensora pública, não há ainda como confirmar se o concurso irá seguir esse quantitativo e se irá oferecer vagas para todos esses cargos. “Quando a comissão se reunir com a defensoria pública, será avaliada a conveniência e a oportunidade do oferecimento dessas vagas e uma vez divulgadas no edital, elas serão obedecidas. Mas eu não posso afirmar que todas as vagas descritas nessa lei serão devidamente oferecidas”, esclareceu a defensora.
Fonte: Folha Dirigida
Nenhum comentário:
Postar um comentário