domingo, 29 de setembro de 2013

Exame CRC 2013.2 - Bacharel - Contabilidade Pública - Questão 20



Gabarito preliminar da Questão 20
Exame CRC 2013.2 – Bacharel em Ciências Contábeis
(Prof. Ricjardeson Dias):

Resposta: B

Comentários do Prof. Ricjardeson Dias:

Para descobrir o Resultado da Execução Orçamentária é necessário comparar a Receita Arrecadada com a Despesa Empenhada, conforme art. 35 da Lei nº 4.320/64. Nesse caso temos:

Receita Arrecadada .................... 5.500.000,00
(-) Despesa Empenhada ......... (4.500.000,00)

= Superávit Orçamentário ...... 1.000.000,00

3 comentários:

  1. Prof. Ricjardeson, desde já muito obrigado por sua colaboração. Mas será se esta questão numero 20 ela não cabe recurso, caso a resposta correta sera realmente a letra B? Pois veja só, O orçamento ele é Estimativa da Receita e Fixação da Despesa, como a receita foi executada a maior que a prevista isso caracteriza um superávit financeiro, mas nao necessariamente um acrescimo do orçamento, pois para que isso ocorrece, seria necessaria a abertura de crédito especial por excesso de arrecadação, o que nao ficou claro no enunciado da questão. Pois somente ficou fixada em 5.000.000,00 e Empenhada (ultilizada) 4.500.000,00. O que daria um resultado de 500.000,00, agora caso tivesse sido solicitado o credito adicional por excesso de arrecadação, o resultado seria 1.000.000,00.
    É válido ressaltar, que para o exercicio seguinte, a entidade pode solicitar autorização legislativa de credito adicional de superávit financeiro de exercicio anterior.

    Tem base o fundamento da defesa que fiz para que a resposta correta seja a alternativa A?

    ResponderExcluir
  2. Erisvaldo, eu creio que a questão está mesmo correta quanto ao Resultado da Execução Orçamentária. Infelizmente, acredito que seu questionamento não tem embasamento para mudança de gabarito ou anulação. Ficarei bastante feliz se eu estiver errado, para que você possa conquistar mais um ponto. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. uma vezes autorizado o empenho pela autoridade competente, fica criada a obrigação de pagamento para o Estado,” podendo ficar dependendo de algumas condições ou não” para o pagamento…..( contabilidade publica Helio kohama)
    para meu ver nem tudo que é empenhado é pago no mesmo exercício... tem coisas que são empenhadas vão sendo pagas não por completo, tipo uma obra vai sendo concluída em etapas e vão sendo liquidadas para serem pagas conforme o contrato da prestação do serviço.....
    para meu ver deve ser a alternativa A…..

    ResponderExcluir