sábado, 30 de agosto de 2014

ESCOLHENDO AS MATÉRIAS PARA ESTUDAR

Alguns fatores devem ser considerados na escolha das matérias para estudar antes do edital:
· geralmente, não sabemos a época em que se realizam as matérias, os programas abordados ou quando será o próximo concurso pois, ao contrário dos vestibulares, não há como fazer estas previsões em concursos públicos: é um processo que se altera constantemente.


É o chefe do executivo (prefeito, governador ou presidente) que determina o número de vagas e autoriza a realização de concursos dependendo das necessidades e do orçamento disponível. Portanto, não há como prever quais as carreiras, quantas vagas e nem quando serão autorizadas novas contratações e, conseqüentemente, realizados novos concursos. 
Quem acompanha a área jurídica sabe que diariamente ocorrem alterações de leis e códigos. Mas qual atualização vale para concursos? 


A regra é a seguinte: no concurso são cobradas as atualizações das leis até a data de publicação do edital.


Baseando nos concursos mais concorridos, verificamos que algumas disciplinas são comuns na maioria deles: são as chamadas disciplinas básicas. Outras disciplinas são exigidas em poucos concursos ou somente para uma carreira: são as chamadas disciplinas específicas.
Para estudar antes do edital o candidato deve:
· estudar as matérias básicas, comuns à maior parte dos concursos em que está interessado.
· evitar estudar matérias específicas de poucos concursos e matérias que sofram constantes atualizações como as de legislação.


Matérias básicas para concursos da Polícia Federal (ensino superior): Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Matemática Financeira, Contabilidade, Economia, Administração, Redação e Informática.
Matérias básicas para concursos da área dos Tribunais (ensino médio): Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Proc. Penal e Direito Proc. Civil.
Matérias básicas para concursos da Polícia Civil (ensino médio): Português, Raciocínio Lógico, Matemática, História, Geografia, Atualidades e Informática.
Por outro lado, existem matérias específicas para determinados concursos como o Regulamento do ICMS de determinado estado. Estudando antes do edital uma matéria específica o candidato corre os seguintes riscos:
· que a lei relacionada com da referida matéria sofra alterações antes do edital, tornando o que o candidato estudou desatualizado e, conseqüentemente, errado;
· que abram inscrições para um concurso em que não seja cobrada esta matéria prejudicando o candidato que poderia ter estudado uma matéria básica que será cobrada neste novo concurso;
· que haja alterações no conteúdo programático;




O prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas é curto para iniciar a preparação devido ao programa e à quantidade de matérias exigidas. Geralmente, este prazo é de 45 a 90 dias. Então, para ter um maior êxito no concurso o ideal é se preparar antes do edital!!!
Baseando em concursos anteriores podemos classificar as matérias comuns dependendo da área da carreira do concurso:
Matérias básicas para concursos da área fiscal (ensino superior): Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística, Economia, Inglês e Informática.


Por isso é importante que o concurseiro se organize e planeje uma rotina de estudos baseada em materiais atualizados.

FONTE : tudosobreconcursos

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Corrente-PI abre vaga para Auditor de Tributos!

O Prefeito Municipal de Corrente, Estado do Piauí, torna público, para conhecimento dos interessados, que se acham abertas inscrições ao Concurso Público para provimento de Cargos Efetivos no âmbito da Administração Pública Municipal, e no que couber a legislação pertinente, obedecidas às disposições legais aplicáveis. Estão sendo oferecidos vários cargos, dentre eles Auditor de Tributos. As inscrições foram prorrogadas até o dia 29/08/2014.

Link Edital: http://site.pciconcursos.com.br/arquivo/1279697.pdf

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

IFPI dará posse a mais de 400 novos servidores este mês

Na próxima semana, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) receberá mais de 400 novos servidores. As solenidades de posse acontecem na segunda-feira (25), para técnicos-administrativos e na terça-feira (26), para professores. As duas cerimônias serão realizadas às 9h, no ginásio poliesportivo José Ribamar Avelino, do Campus Teresina Central.
Os futuros servidores foram nomeados no início de agosto. Ao todo, foram convocados 473 aprovados em concursos públicos, sendo 250 técnicos-administrativos e 223 docentes. "Todos os campi e a Reitoria serão contemplados com a chegada desses servidores. Assim, estamos ampliando quantitativa e qualitativamente os recursos humanos do IFPI", disse o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.
Os novos servidores também passarão por ambientações, que acontecerão no Campus Teresina Central. O treinamento dos técnicos-administrativos será no dia 1º de setembro, já o dos professores ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro.
Fonte: redacao@cidadeverde.com

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SAIU O EDITAL: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS realizará CONCURSO PÚBLICO para provimento de cargos pertencentes ao Quadro de Pessoal do Tribunal. O Concurso será realizado em Goiânia – GO, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, o certame destina-se ao preenchimento de 55 vagas para o cargo de ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO. Os cargos, os códigos de opção, a escolaridade/pré-requisitos, o número de vagas, o valor de inscrição e a remuneração seguem discriminados abaixo:
a) Ensino Superior Completo 
b) Remuneração: R$7.018,03 (sete mil dezoito reais e três centavos)
c) Valor da Inscrição: R$162,50 (cento e sessenta e dois reais, cinquenta centavos)

Quadro de vagas por formação
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via Internet, no período das 10h do dia 25/08/2014 às 14h do dia 02/10/2014 (horário de Brasília), Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br durante o período das inscrições e, por meio dos links referentes ao Concurso Público.
A aplicação da Prova Objetiva, para todas as Especialidades, acontecerá na cidade de Goiânia-GO e está prevista para realizar-se no dia 02/11/2014, no período da manhã. A Prova Discursiva, para todas as  especialidades, está prevista para o dia 21/12/2014, na cidade de Goiânia, no período da manhã.
Confira o link do edital: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/tcego113/edital_abertura_publicado.pdf


GESCON promove Mega Revisão para Exame CFC 2014.2!

O GESCON- Grupo de Estudos para Concursos promoverá nos dias 08 e 09 de setembro a Mega Revisão para Exame CRC 2014.2. O evento será realizado no Auditório Paulo VI, na Avenida Frei Serafim, próximo à ponte que liga à zona leste.
A revisão será ministrada pelo Prof. Ricjardeson Dias, comentando as principais questões de contabilidade cobradas nas provas dos exames de suficiência anteriores.

O espaço conta com lotação máxima de 200 pessoas, dentre eles bacharéis, técnicos, e alunos de diversas faculdades de Teresina, Timon e Caxias-MA, por isso não deixe passar o momento garanta logo seu ingresso na Coordenação do curso Gescon.

O GESCON fica localizado à rua Arlindo Nogueira, nº 333, Centro (Edifício Luiz Fortes). Fones para contato: (86) 8803-5358, 33059102 e 9957-9615.

Professor Ricjardeson com os alunos da revisão passada

Mapa com a localização do Auditório Paulo VI


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dicas de como se preparar para concursos públicos antes do edital ser lançado!

A preparação para um concurso público começa bem antes do dia das provas. Antecipar os estudos, se programar e montar um cronograma com as principais datas, permite ao candidato ter mais controle sobre as atividades que deverá cumprir para ter um bom desempenho na prova. Entretanto, surge a questão de como iniciar os estudos sem ter à disposição o edital do concurso, pois é, muitas vezes o edital de abertura do processo seletivo é divulgado bem próximo à aplicação da prova (um ou dois meses), daí a necessidade de planejar os seus estudos com antecipação.
Antes de iniciar os estudos organize-se!
Não é uma missão fácil tentar montar o conteúdo programático antes da divulgação oficial do edital, no entanto, você pode improvisar verificando provas anteriores do mesmo órgão. A análise de provas anteriores permite que os concurseiros possam ir estudando, ao menos, alguns dos pontos do conteúdo e assim, ir ganhando tempo.

Verificando editais anteriores de concursos feitos para o mesmo órgão e para o mesmo cargo, você estará passando à frente de quem depende do conteúdo explicitado no edital caso este não esteja disponível. Antecipar-se e ir estudando temas que tenham sido cobrados em concursos anteriores favorece o direcionamento dos estudos e você vai pegando o ritmo, o que é imprescindível para quem trabalha e tem pouco tempo reservado para os estudos. O indicado é que o candidato estude duas horas por dia, esse tempo destinado à preparação para o concurso pode ser potencializado se o candidato tiver um cronograma diário com as disciplinas que requerem mais tempo tanto para ler quanto para fazer exercícios.

A dica é essa, mesmo que você ainda não saiba ao certo qual será o conteúdo programático exigido pelo processo seletivo, não perca tempo e comece os seus estudos. Lembre-se, alguns pontos do conteúdo podem ser encontrados nos editais anteriores do mesmo concurso.

Outra coisa que você precisa ter em mente que além do estudo programado, você precisa de descanso, por isso, ao fazer o cronograma de estudos inclua pequenos intervalos para alongar-se, fazer um lanchinho ou verificar a sua rede social. Esse intervalo pode ser até uns 10 minutos, para você não perder o foco e achar algo “bem mais interessante para fazer”.

FONTE: CONCURSOS ATUAIS

IBGE: Instituto anuncia concurso, com cerca de 1.500 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prepara novo concurso para os níveis médio e superior, a ser aberto ainda este ano. Segundo o diretor-executivo do IBGE, Fernando Abrantes, em coletiva à imprensa, após assinar o acordo com o sindicato dos trabalhadores (ASSIBGE), na manhã da última quarta, dia 13, serão oferecidas cerca de 1.500 vagas, sendo 1.044 para o nível médio e em torno de 300 para os graduados.
O objetivo, de acordo com a Assessoria de Imprensa do IBGE, é recompor o quadro de funcionários efetivos, devido ao alto número de pedidos de aposentadoria, ocasionado pela elevada média de idade dos profissionais. O pedido de autorização para a realização do concurso já foi encaminhado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Ainda segundo a assessoria, a seleção, até o momento, abrangerá os cargos de analista, de nível superior, e técnico, de nível médio, em diversas especialidades.
O IBGE aguarda uma resposta do MPOG para divulgar mais detalhes aos interessados. Os últimos concursos, realizados em 2013 pela Fundação Cesgranrio, ofereceram 420 vagas nos níveis intermediário e superior. As remunerações variaram de R$3.186,10 a R$8.303,24, dependendo da escolaridade exigida pelo cargo e da titulação do aprovado. No total, inscreveram-se 132.278 candidatos, sendo 119.207 para o cargo de técnico, 8.254 para analista e 4.817 para tecnologista.