terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dicas de como se preparar para concursos públicos antes do edital ser lançado!

A preparação para um concurso público começa bem antes do dia das provas. Antecipar os estudos, se programar e montar um cronograma com as principais datas, permite ao candidato ter mais controle sobre as atividades que deverá cumprir para ter um bom desempenho na prova. Entretanto, surge a questão de como iniciar os estudos sem ter à disposição o edital do concurso, pois é, muitas vezes o edital de abertura do processo seletivo é divulgado bem próximo à aplicação da prova (um ou dois meses), daí a necessidade de planejar os seus estudos com antecipação.
Antes de iniciar os estudos organize-se!
Não é uma missão fácil tentar montar o conteúdo programático antes da divulgação oficial do edital, no entanto, você pode improvisar verificando provas anteriores do mesmo órgão. A análise de provas anteriores permite que os concurseiros possam ir estudando, ao menos, alguns dos pontos do conteúdo e assim, ir ganhando tempo.

Verificando editais anteriores de concursos feitos para o mesmo órgão e para o mesmo cargo, você estará passando à frente de quem depende do conteúdo explicitado no edital caso este não esteja disponível. Antecipar-se e ir estudando temas que tenham sido cobrados em concursos anteriores favorece o direcionamento dos estudos e você vai pegando o ritmo, o que é imprescindível para quem trabalha e tem pouco tempo reservado para os estudos. O indicado é que o candidato estude duas horas por dia, esse tempo destinado à preparação para o concurso pode ser potencializado se o candidato tiver um cronograma diário com as disciplinas que requerem mais tempo tanto para ler quanto para fazer exercícios.

A dica é essa, mesmo que você ainda não saiba ao certo qual será o conteúdo programático exigido pelo processo seletivo, não perca tempo e comece os seus estudos. Lembre-se, alguns pontos do conteúdo podem ser encontrados nos editais anteriores do mesmo concurso.

Outra coisa que você precisa ter em mente que além do estudo programado, você precisa de descanso, por isso, ao fazer o cronograma de estudos inclua pequenos intervalos para alongar-se, fazer um lanchinho ou verificar a sua rede social. Esse intervalo pode ser até uns 10 minutos, para você não perder o foco e achar algo “bem mais interessante para fazer”.

FONTE: CONCURSOS ATUAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário