segunda-feira, 6 de abril de 2015

TCE-CE: Saiba o que pode cair na prova de Controle Externo

Quem pretende participar do concurso para o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) deve continuar a preparação, já que o edital está praticamente pronto e pode sair a qualquer momento. Para auxiliar na preparação dos futuros candidatos, a FOLHA DIRIGIDA ouviu o professor Gleydson Alexandre, que leciona a disciplina de Controle Externo no curso Master Concursos, no Ceará, que forneceu dicas importantes de como focar os estudos.


"É uma atividade própria do órgão e além das questões de Controle Externo, o assunto também é cobrado nas provas de outras disciplinas, fazendo parte dos programas de todos os cargos para Tribunais de Contas (técnico, analista, auditor e procurador de contas)", ressaltou. Segundo o especialista, o conteúdo de Controle Externo sempre está presente nas provas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Financeiro e nas provas subjetivas.

O professor aconselha o concurseiro a iniciar a preparação com uma leitura atenta da CF/88, especialmente dos artigos 70 a 75, que trata dos Tribunais de Contas. "Posteriormente, o candidato deve estudar a Lei Orgânica e o Regimento Interno do Tribunal de Contas, pois o examinador começou a colocar mais questões dessas duas normas", acrescentou.

Sobre as bancas organizadoras, o docente alega que elas já não cobram somente a "lei seca" e afirma: "é imprescindível estudar a doutrina e a jurisprudência sobre Tribunais de Contas. Quanto à esses assuntos, ele recomenda o livro do conselheiro do TCE/PE, Valdecir Pascoal, com o título de Direito Financeiro e Controle Externo, e outro do conselheiro-substituto do TCE/MT, Luiz Henrique Lima, Controle Externo. Além disso, o docente ressalta também que durante a preparação o aluno deve resolver muitas questões de concursos anteriores para sedimentar o estudo realizado. Para Gleydson Alexandre, o estudo exige foco e determinação. "O candidato deve ter disciplina de estudo e força de vontade para alcançar o seu objetivo, seja nesse próximo concurso ou nos posteriores", conclui.

fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário