segunda-feira, 27 de julho de 2015

Concusos Públicos para Tribunais: como se preparar para?!



Os concursos para tribunais são uma das áreas mais procuradas por quem deseja ser servidor público, provavelmente em razão do número de concursos que acontecem, e do número de vagas disponibilizadas (mesmo quando o concurso é para cadastro de reserva, é comum convocarem muitos aprovados),  além dos altos salários e dos vários benefícios que oferecem. Consequentemente, o esforço que o candidato precisa fazer para alcançar uma vaga no setor também é maior. Ao longo deste ano, devemos ter vários processos seletivos abertos para cargos em tribunais em todo o país. As oportunidades serão distribuídas a candidatos com nível médio e superior nos tribunais de justiça, regional eleitoral, regional do trabalho, entre outros.
Para aproveitá-las, separamos algumas dicas de como estudar para concursos de tribunais. Abaixo, você pode conferir essas orientações bem como alguns dos conteúdos exigidos na maioria dos exames.
O candidato deve começar o seu preparo o mais cedo possível. Para isso, você pode estudar usando o edital de seleções anteriores, ficando atento às disciplinas cobradas para o cargo pretendido, e observando as disciplinas cobradas em certames similares que tenham ocorrido em um período recente.
Em geral, os concursos para tribunais cobram conhecimentos gerais como: português, informática, raciocínio lógico, matemática financeira, direito constitucional, direito administrativo, administração financeira e orçamentaria, administração pública e legislação específica. Lembrando que os temas podem variar de acordo com cada tribunal. Porém, as disciplinas elencadas são exigidas na maioria dos exames. Para cargos com a especialidade em contabilidade o conteúdo pode contemplar ainda matérias, tais como, contabilidade geral, contabilidade pública e  auditoria.
Após a publicação do  edital, o concurseiro deve examinar o programa de disciplinas que será obrado em cada matéria e ver quais são as novidades. Em seguida, monte um cronograma de estudos, procurando enfatizar as matérias que terão mais peso em sua prova. Além disso, não se esqueça de separar um horário para revistar o que já foi estudado.
Caso já esteja adiantado nas matérias, você pode se preparar para as prova resolvendo questões de outras provas de concursos de tribunais iguais ou semelhantes e que tenham sido organizados pela mesma banca examinadora. Isso irá ajudá-lo a ter um entendimento melhor de como é cobrado cada disciplina. Outra dica é focar em questões legislativas. Neste caso, é bastante útil ter em mãos a legislação pertinente a área que deseja prestar para que você possa ler sempre que tiver oportunidade (em engarrafamentos, filas, salas de espera, etc).
Fonte: Mundodastribos.com (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário