quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Confiram Edital do concurso da SEFAZ-PI realizado em 2001!

A pedido dos concurseiros na área fiscal, estou postando o edital do último concurso realizado pela SEFAZ-PI (2001) para os cargos de Auditor e Técnico. O concurso foi realizado em 2001 pela ESAF, e ofertou 12 vagas para Auditor, 22 vagas para Técnico de Controle Interno (hoje denominado Analista do Tesouro Estadual) e 283 vagas para cargos de nível médio (hoje denominado Técnico da Fazenda).


Atualmente a intenção da Secretaria da Fazenda do Piauí é preparar um concurso para atender à demanda de trabalho nas áreas de Arrecadação e Controle das Finanças do Estado. 

Serão ofertadas vagas para os dois cargos, ambos com exigência de nível superior. As vagas do cargo de Analista do Tesouro Estadual serão destinadas às Unidades subordinadas diretamente à Superintendência da Despesa (SUDESP), que monitora todos os gastos públicos. Já os aprovados para o cargo de Auditor Fiscal trabalharão nas Unidades ligadas à Superintendência da Receita (SUPREC).

O Governo do Estado terá como foco o aumento da capacidade de gerenciamento dos controles da despesa, bem como crescimento na arrecadação dos tributos estaduais. Para tanto, é necessário aumentar o número de servidores qualificados para executarem essas tarefas.

"Pelo andamento da proposta, creio que o edital sairá em menos de 1 ano. O bom concurseiro deverá iniciar os estudos agora, ou seja, antes da publicação do edital" afirma Ricjardeson Dias, Analista do Tesouro Estadual da SEFAZ-PI e Professor do Cursos Gescon- Grupo de Estudos para Concursos.

O último concurso realizado pela SEFAZ-PI ocorreu em 2007, apenas para o cargo de Analista do Tesouro Estadual. No certame foram cobrados conhecimentos gerais em Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Noções de Informática, Direito Administrativo e Direito Constitucional, e conhecimentos específicos nas áreas de Contabilidade Geral, Orçamento Público, Finanças Públicas e Contabilidade Pública.

4 comentários:

  1. Professor, Ricjardeson, bom dia. O senhor acha que o conteúdo para a provável prova da SEFAZ-PI possa ser parecida com o do edital do concurso da Receita Federal, visto que, geralmente, é a ESAF quem aplica as provas de SEFAZ? Nesse último edital da Receita surpreendeu a mim, pois foram retirados Economia e Finanças Públicas, e observando o edital que foi postado sobre o concurso da SEFAZ-PI de 2001, nota-se que é bem parecido com outros editais que a ESAF vinha elaborando. Resumindo: o senhor acha que o conteúdo será mais parecido, em termos de matérias(port, ingl, finan públicas, etc), com o concurso anterior da SEFAZ-PI ou com o atual da Receita? Devo estudar economia e finanças públicas, ou será "perda de tempo"? E sobre a informática? Devo esperar que venha na prova da SEFAZ-PI?
    Grato desde já pela ajuda.

    Frederico Forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Frederico, ainda não sabemos qual será a organizadora, mas tudo indica que seja mesmo a ESAF. Nesse caso, sugiro tomar como referência o edital da Receita Federal. Acho importante olhar o edital do concurso da SEFAZ-RJ, que é um dos mais recentes e foi organizado pela FGV.

      Excluir
  2. Obrigado, professor, pela orientação. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ric,para eu fazer um planejamento de estudos, qual edital da sefaz eu tomo como base?

    ResponderExcluir