Nossa Rafael estamos na mesma situação.... Nesse momento única coisa que consigo sentir é ódio de mim, hahaha. Custava ter acertado mais umas 2 pelo menos né? =/
nossa e eu.....rsrsrss... Errei a 5 de bobeira nao considerei o saldo inicial para fazer o custo médio..Evelin vamos torcer agora para anularem mais 2 questoes.
Acessem esse blog http://professorescontabeis.blogspot.com.br/, lá informa que a questão 38 cabe recursos por vários motivos e já tem disponibilizado o recurso é só protocolar no site do CFC, cada aluno faz isso. Eu to com 24 preciso de mais uma. hehehe! Ajudem. http://professorescontabeis.blogspot.com.br/
Rafael Maciel, a questão 38 cabe recurso de acordo com outros professores, acesse o blog: http://professorescontabeis.blogspot.com.br/ , aí eles explicam certinho e já tem até o modelo do recurso é só protocolar no site do CFC. Vamos tentar anular essa tbm.
Bom dia! Alessandra vou entrar com esta questao tbm, mas de qualquer forma ficaria faltando uma ainda. Sabe de mais alguma questao q pode ser anulda.. grato pela atenção
Receita Liquida de vendas 60.000 : 2,50 = 24.000 (letra A diz ser 20.000) Prejuizo do Periodo 2.000 : 2,50 = 800 Ativo Total 28.000 : 3,00 = 9.333 PL 10.000 : 3,00 = 3.333
Sendo assim SOMENTE a letra A estaria incorreta. Contas de Resultadas foram divididas por 2,50 e Patrimoniais por 3,00 (só pesquisar que tem matéria que fala que é assim)
no caso o MIL no final das respostas é porque no enunciado diz ser "(Em R$ mil)
PS: errei a questão e se for anulada agradeceria, mas tem que ser bem montado o recurso pois ACHO que não esta errada.
Neste caso do enunciado diz ser "(Em R$ mil, todas as respostas deveria ter sido multiplicadas por mil. Logo de qualquer forma o gabarito esta equivocado.
Essa questão não está incorreta. A referencia de reais mil no enunciado e na resposta não confunde. Mas se for feito o cálculo errado sim. As contas de resultado são baseadas na média. As contas patrimoniais levam a cotação do período. Não cabe recurso.
A 15, resposta "A", está correta como a nao correta. Quanto ao "MIL", note a letra "B" aparece com 800MIL em centena, ou seja, 3 números juntos, e os demais sempre um ponto, que representa a casa de milhar. Se entrarem com recurso por isso, os examinadores vão achar que isso é a panacéia. A norma que trata sobre isso é a NBC TG 02, item 39.
Já achei a resposta no edital: 10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída.
Pelo edital do concurso vc passou sim! 10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída.
Muito obrigada pelas correções e por diminuir a minha e a ansiedade de todos que estavam na expectativa. Suas correções foram muito esclarecedoras e me ajudaram a entender questões que errei por falta de conhecimento. Acertei 36 alternativas e estou satisfeita, pois meu objetivo era acertar 75% da prova. Espero que o dia que eu for professora eu possa contribuir com a sociedade e com a nossa classe igual a você.
A grande dúvida; - O item 10.11 do Edital trata das questões que por "força de DEFERIMENTO DE RECURSO julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída." . - E a situação foi que as questões foram anuladas pela organização, ou seja, sem julgamento de nenhum recurso. - No item 7 sobre "OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO EXAME", diz; "7.2. Cada questão terá o valor de 1 (um) ponto e o cálculo da nota na prova objetiva será igual à soma algébrica do ponto obtido com cada questão correta." E logo em seguida complementa: "7.4. Em hipótese nenhuma, devido à anulação de qualquer questão, a prova deixará de valer em sua totalidade 50 pontos." - Concluindo, cada questão valerá 1 ponto e em hipótese alguma, devido a anulação da questão, a prova deixará de valer 50 pontos. Ou seja, não afirma que os pontos das questões anuladas será atribuído ao candidato mas também não afirma de fazer novo cálculo para as questões válidas. Só ligando na organização do Exame ou esperar o resultado para saber...
Qual a dúvida? As questões anuladas valem 1 ponto, a prova continuará valendo 50 pontos. As anuladas conta ponto pra todos! Ano passado foi assim, se vc comparar o edital do ano passado com o desse ano verá que não teve alteração nesse aspecto. Abraço
Ei Tony as questões 13 e 17 não batem com o gabarito que o CRC disponibilizou, pois segundo a correção do Prof. Rick as duas são letra C.Será que podemos entrar com recurso nessas questões, pois as mesmas de acordo com o Rick estão com outro gabarito...
Eu não vi o Professor Ricjardeson responder essa 13 e 17. Mostra o link. Pode ter sido respondida no site professores contábeis que por sinal galera está meio confuso, alguma resoluções lá estão sem base, tipo a primeira que afirmaram ser a letra B, sem cabimento algum, a correta é letra D.
olá pessoal de acordo com as respostas dos professores as questões 7 seria a letra c e no gabarito oficial foi a letra A, e ai. Estou com 23 pontos e precisaria de 2 anulações. Portanto gostaria que alguém me ajudasse a verificar a resposta correta das questões 7 e 13 que aqui no blog deu a letra c e o gab. oficial foi diferente.Será que cabe recurso em mais alguma questão além das anuladas?
a questão é que ainda não foi resolvida pelos professores pra que agente possa ter suporte pra enviar o recurso , portanto pode existir dúvida na resolução da questão como postado no blog http://professorescontabeis.blogspot.com.br/ que já tem a questão 38 já pronta. Fiz 23 pontos, e se anularem pelo mesmo 2 eu passo, claro que se não der tento na próxima mas vamos tentar. Os que já passaram ótimo, mas aqueles que ainda não tem posntos suficientes como eu vamos nos unir...
Questão 23 pelo erro nos dados 50,93 + 49,08 = 100,01 cabe recurso? No caso a letra A pelo valor 9,33 pontos gerou confusão... pois no comparativo com o ano anterior daria esse valor. A letra B esta correta sim com os 9,34 pontos, mas no entanto a letra A também deveria ser 9,34 pontos então, mesmo que dizendo que está aumentando quando o certo seria diminuindo. Cabe ou não recurso?
Marcio, dados errados e erros só fazem nós perdermos tempo, eu chutei 03 questões pois faltou tempo..então se eu depende-se dessa questão, e não estivesse outra escolha com certeza iria mandar essa. O fato é que eu acho todo concurso eles colocam essas questões duvidosas para vermos até onde vamos, pois questões sem respostas são as que mais nos fazem perder tempo dentro de uma prova, como eles nos restringiram, nos deixando enviar apenas um recurso irei avaliar qual eu mandarei, até por que, estando esse dados errados e se nós notarmos isso na hora da prova pensaremos que é uma pegadinha então iremos avaliar outra resposta e só sobraria a D mais perto,no caso também errada. Estarei pensando nesse cado pois estou dependendo apenas de uma questão, mas teríamos que ter mais opiniões, principalmente do professor.
Manu... em relação a resposta apenas a B esta certa mesmo... o erro no enunciado me deixou confuso e acabei indo pela 9,33... só depois que vi que seria diminuição de 9,33... por isso perguntei se enunciado errado é passível a recurso... pois a somas das porcentagens deveria ser 100% e no caso não foi.
Quando a recurso... você pode fazer apenas UM recurso para cada questão... ou seja... se mandar recurso para questão 8... para essa questão não poderá mandar novamente... mas para outras poderá.
Gentem aqui no blog dos professores tem q resolução da 07, mas nao sei como montar o recurso, pois tem que ter um bom embasamento. Acessem o link da resolução 7
Com a divulgação dos gabaritos neste dia 26/3, o prazo para interposição de recursos começa às 10h do dia 27/3 (quarta-feira) e se encerra às 18h do dia 28/3 (quinta-feira).
Os organizadores alertam os candidatos que somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição, por meio do formulário padrão, disponível no sistema, nos sites da FBC (www.fbc.org.br) e do CFC (http://www2.cfc.org.br/sisweb/exame/inscricao/).
Após o prazo mencionado acima, o sistema ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos.
Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), Conselho Federal de Contabilidade e Fundação Brasileira de Contabilidade.
Quero saber se as questões 24 e 49 que foram anuladas já de inicio contam como 1 ponto valido cada. As questões que serão analisadas recursos e que por ventura você tenha acertado e depois ela venha a ser mudada, você permanece com o ponto da primeira divulgação? O ela é também anulada e é ponto para todos os candidatos? Alguém tem o recurso da questão 7 e 17?
como será calculada? se divide 50 por 48 e dará a média 1,04 e dai vc aplica ao numero de acertos? ou será que voce já ganha os 2 pontos. pq por exemplo acertei 21 questões e anularam 2 então eu teria que mutiplicar 21 x 1.04 que não daria 23 pontos.
Pessoal estou pensando em entrar com recurso da QUESTÃO 48... pois na minha opinião está incorreta... Nesta questão a letra “a” afirma que a palavra “utopia” , sugere ao leitor que haverá dificuldades na aplicação das ideias defendidas. Segundo a questão a palavra não estaria sugerindo e sim afirmando, pois o leitor poderia ter outra interpretação do título, e não a sugerida na questão, e pondo desta forma, ela afirma que esta seria a única sugestão possível entre muitas outras que existam. O leitor poderia ler o título: “Lições da Europa para uma utopia tributária”, e a palavra utopia, não sugerir que haverá dificuldades na aplicação das ideias defendidas. A letra “a”, quando afirmada no gabarito como certa, ela está te impondo e não te sugerindo, pois para cada leitor existe uma interpretação, ainda mais como essa, que trás uma palavra especifica. Pois para mim, a palavra utopia, não sugeriu dificuldades, e sim algo como um sonho tributário perfeito. Na minha opinião a questão 48 não existe nenhuma resposta correta. O que vocês acham??
Professor Ricjaderson acredito muito no seu trabalho por favor pode nos dizer se existem mais questões que podem ser anuladas? estou precisando de 2 questoes para ser aprovado. Peço encarecidamente sua análise para que se existir erros sobre formulação das perguntas e respostas possamos entrar com recursos.
Acredito que se for enviado recurso as questões 15, 13, 17 talvez sejam anuladas pela má formulação das questões e também dando ao candidato ter dúvidas quanto ao enunciado da questão. Mas precisamos nos basear em provas porém realmente necessitamos que estas questões seja analisadas e quem sabe postadas aqui no blog. Algumas questões como a 7 ainda não foi colocada aqui e a 15 também.Nos ajudem por favor.
Concordo com vocês que precisam de mais questões para entrar com recursos,pois eu também estou precisando... Por favor professor analise mais questões!!!
ok, com certeza estarei entrando com recurso na 23, enunciados errados e duvidosos acredito que são passiveis de recurso, então pedirei recurso em varias...
Não podemos esquecer da NBC TA 315 que dispõe sobre a "Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevantes por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente". Diante disto, não cabe recurso.
PESSOAL TODOS ENTRA COM RECURSO, A QUESTÃO 38 PRINCIPALMENTE , TEM RECURSO PRONTO NESTE BLOG http://professorescontabeis.blogspot.com.br/ SÓ ENVIAR, TEM QUE SER ANULADA... VAMOS NOS UNIR....
Receita Liquida de vendas 60.000 : 2,50 = 24.000 (letra A diz ser 20.000) Prejuízo do Período 2.000 MIL : 2,50 = 800 Ativo Total 28.000 MIL : 3,00 = 9.333 PL 10.000 MIL : 3,00 = 3.333
Contas de Resultadas foram divididas por 2,50 e Patrimoniais por 3,00
A letra B foi conciderada correta 800MIL vemos que a resposta não tem um numero de casas decimais correspondente a mil. No entanto o MIL no final das respostas é porque no enunciado diz ser "(Em R$ mil), contudo para letra B ser considerada certa todas as respostas deveriam ser multiplicada por 1000(Mil) logo a letra A teria como resposta 24 milhões e não mil e assim se faria com as restantes das alternativas.
Na minha humilde opinião é uma questão mais que confusa, equivocada e anulável. Entrei com recurso sobre ela.
Em minha prova esta: A - 20.000mil B - 800mil C - 9.333mil D - 3.333mil
20.000 (vinte mil) mil acaba virando 20 milhões... pesquisando até encontrei um lugar que fala sobre essa escrita para euros.
Pelas respostas a única errada seria a letra A pois invés de 20.000.000,00 teria que ser 24.000.000,00 se tiver como entrar com algum recurso referente a escrita colocando "mil" estar errada acho que seria possível sim anular...
PS: preciso de um ponto... só estou indagando para que seja feito um recurso sem saída pelos avaliadores. rs
Bom dia a todos! Confesso que perdi as esperanças, achei que o professor iria montar algum recurso para nos, mas pelo jeito nem deu as caras no blog. O jeito é estudar mais para em setembro passar valeu galera.. parabéns para quem passou.
A questão 40 não cabe recurso, pois a única questão que não é função do auditor é a opção (a) Analisar a uniformidade dos procedimentos não é função do auditor e sim contador. Determinar a natureza, extensão e avaliar riscos faz parte do escopo de trabalho de um auditor.
MINHA RESOLUÇÃO DA QUESTAO 7 FOI IGUAL A CORREÇÃO DO BLOG DO PROFESSOR. VAMOS ENTRAR COM RECURSO
Questão 07 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado
Nesta questão, foi mencionado que o bem foi vendido por R$ 176.000,00 (INCLUSO 10% DE JUROS), Ou seja, esse valor corresponde a 100% mais 10% dos juros cobrados. 110% 176000 100% 160000 10% 16000 Se o bem possui um valor contábil de R$ 155.000,00 devem contabilizar na venda: D= Duplicata a Receber AC 176.000,00 C= Veículos ANC 155.000,00 C= Ganhos de capital Receita 5.000,00 C= Receita juros Receita 16.000,00 Acredito como resposta correta letra "C" R$ 21.000,00.
O que a questão está pedindo é " O LANÇAMENTO DA VENDA E BAIXA DO ITEM PROVOCARÁ UM IMPACTO LIQUIDO NAS CONTAS DE RESULTADO DE: "
Veja essa questão novamente e veja se é possivel um recurso.
eu acredito que a resposta correta é R$ 21.000,00 porque
D=banco 176.000,00 C=imobilizado 155.000,00 C=ganho de capital (receita/conta resultado) 5.000,00 C=receita juros (receita/conta resultado) 16.000,00
Analisando todos os dados apresentados no enunciado, foi constatada uma falha na questão sendo que o montante registrado a débito na conta caixa foi de R$ 230.000,00 e no contas a receber o valor registrado a crédito foi de R$ 280.000,00, considerando também que não houve informação adicional em relação ao destino deste valor não é possível fechar a demonstração de fluxo de caixa.
Sendo assim, não seria possível resolver a questão a não ser que o candidato incluisse um valor que no qual o contador não teve acesso e não estando de acordo com o código de ética aplicado.
Questão 15
"A questão 15 apresenta um Balanço Patrimonial e uma Demonstração do Resultado, ambas (Em R$ mil). Foi solicitado que fosse assinalada A ALTERNATIVA INCORRETA em relação as demonstrações contábeis convertidas para Euro. Desta forma entende-se que: Se for considerada a afirmação da alternativa “b” como correta (€ 800 mil), lembrando que o balanço está em (R$ mil), as alternativas “c”( € 9.333mil), “d” (€ 3.333mil) e “a” (€ 20.000mil), idependente dos valores, estariam incorretas, pois o certo seria que estes valores estivessem em € milhões e não em € mil.
Se forem consideradas as afirmações das alternativas “a”,“c” e “d” como corretas, por seus valores estarem expressos em (€ mil), a alternativa “b” estaria incorreta, pois o valor deveria ser € 800 e não € 800 mil.
Diante do exposto acima, solicito a anulação da questão 15, pois da maneira como as alternativas foram apresentadas, entende-se que há mais de uma opção incorreta."
Questão 32
Custo de Aquisição – R$ 190.000,00 + 12.000,00 = 202.000,00 Valor depreciável = Custo Aquisição – Valor Residual Valor depreciável = 202.000,00 – 10.000,00 = 192.000,00 Quota anual = 192.000,00/8 = R$ 24.000,00 Quota mensal = 24.000,00/12 = R$ 2.000,00
O bem começa a ser depreciado na data em que o equipamento começou a ser utilizado em 01/10/2012.
No final do ano de 2012 o bem tinha sido utilizado por 3 meses. Sendo assim o saldo da conta depreciação acumulado no final de 2012 é de: 3 x 2.000,00 = 6.000,00 Resposta correta Letra B
O gabarito da questão 32 está correto, não adianta fazer esse recurso,a resposta é R$ 10.000,00, pois a NBC TG 27. Art. 55. fala que a depreciação começa no momento que a máquina está apta ao uso, e não no momento que ela começa a ser utilizada. Ver link. http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=nbc-tg-27
Questão 38 O profissional X, contador habilitado, responsável pela contabilidade da empresa Z por vários anos, tendo rescindido seu contrato de trabalho, em dezembro de 2005, vem realizando, após esta data, perícias contábeis judiciais. Em fevereiro de 2012, foi nomeado para trabalhar como perito contador em um processo judicial em que figura, em uma das partes, a empresa Z. Os trabalhos, a serem executados, correspondem ao ano de 2009 e referem-se à apuração de haveres. Diante deste fato e tratando-se exclusivamente do impedimento legal ele deve: a) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, concordando com sua nomeação, não havendo impedimento legal, uma vez que já se passaram mais de 2 anos da rescisão contratual. b) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, declinando sua indicação por ter sido funcionário da empresa Z, julgando-se suspeito para execução do trabalho a que foi nomeado. c) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, justificando seu impedimento legal, por ter exercido cargo ou função incompatível com a atividade de perito contador. d) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, justificando seu impedimento legal, pelo motivo de a matéria em litígio não ser de sua especialidade.
RELATO DA QUESTÃO Essa questão desenvolve um assunto que versa sobre o IMPEDIMENTO LEGAL, desenvolvendo uma ficção sobre um ex-empregado de uma determinada empresa que após 6 anos fora nomeado por um juiz para ser o perito judicial em um processo onde sua antiga empresa era parte no processo. Dessa forma, fora questionado uma análise sobre a atitude do perito judicial observando o IMPEDIMENTO LEGAL.
1º) AUSÊNCIA NO ENUNCIADO Primeiramente destaca-se a falta no enunciado por qual regramento jurídico deve ser analisada a devida questão, se pela Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PP 01, uma regra profissional instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade ou se pelo Código de Processo Civil, LEI No 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973, regramento jurídico que estabelece regras gerais sobre o processo, onde a própria e referida NBC utiliza-se para fundamento de diversas questões. Assim, no enunciado da questão deveria conter frases do tipo: “ Segundo a NBC PP01” ou “ Segundo a Legislação Brasileira”. Isso porque as duas regras não são equivalentes, tendo diferenças pontuais e explícitas sobre o tema em questão (IMPEDIMENTO LEGAL). Observa-se que se a questão for analisada pela NBC a resposta devida é a LETRA A, porém se a análise for realizada pelo Código de Processo Civil será a LETRA B.
2º) ANÁLISE DA NBC PP 01 Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade PP 01, informa seus critérios de impedimento legal, que são: 20. O perito-contador nomeado ou escolhido deve se declarar impedido quando não puder exercer suas atividades com imparcialidade e sem qualquer interferência de terceiros, ou ocorrendo pelo menos uma das seguintes situações: (a) for parte do processo; (b) tiver atuado como perito contador contratado ou prestado depoimento como testemunha no processo; (c) tiver mantido, nos últimos dois anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores, relação de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado; (grifo meu) (d) tiver cônjuge ou parente, consangüíneo ou afim, em linha reta ou em linha colateral até o terceiro grau, postulando no processo ou entidades da qual esses façam parte de seu quadro societário ou de direção; (e) tiver interesse, direto ou indireto, mediato ou imediato, por si, por seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou em linha colateral até o terceiro grau, no resultado do trabalho pericial; (f) exercer cargo ou função incompatível com a atividade de perito-contador, em função de impedimentos legais ou estatutários; (g) receber dádivas de interessados no processo; (h) subministrar meios para atender às despesas do litígio; e (i) receber quaisquer valores e benefícios, bens ou coisas sem autorização ou conhecimento do juiz ou árbitro.
Dessa forma, o item 20, letra “C”, apresenta a resposta da questão questionada como letra A. a) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, concordando com sua nomeação, não havendo impedimento legal, uma vez que já se passaram mais de 2 anos da rescisão contratual.
3º) ANÁLISE REALIZADA PELO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL - CPC O Código de Processo Civil – CPC estipula as regras processuais no ordenamento civil, inclusive servindo de referência para as lacunas existentes em outras especialidades do direito processual. Ressalta-se que para qualquer profissional será exigida o cumprimento da lei, principalmente no direito processual,onde o direito formal e público é obrigatório e estrito em sua aplicação, não cabendo regulações extrajudiciais, segundo as melhores doutrinas brasileiras. Adversamente das regras já expostas da NBC, o CPC em seu artigo 134 apresenta seus requisitos de IMPEDIMENTO LEGAL, que versam:
Art. 134. É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário:
I - de que for parte; II - em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como órgão do Ministério Público, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido sentença ou decisão; IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consangüíneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral até o segundo grau; V - quando cônjuge, parente, consangüíneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, até o terceiro grau; VI - quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte na causa. Parágrafo único. No caso do no IV, o impedimento só se verifica quando o advogado já estava exercendo o patrocínio da causa; é, porém, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz.
Importante notar que essa regra aplicada ao Juiz, é também aplicada ao perito, caso haja dúvida dessa douta banca, assim informa o artigo 138 do CPC:
Art. 138. Aplicam-se também os motivos de impedimento e de suspeição: I - ao órgão do Ministério Público, quando não for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos ns. I a IV do art. 135; II - ao serventuário de justiça; III - ao perito; (Redação dada pela Lei nº 8.455, de 1992) IV - ao intérprete.
Mas, visivelmente nota-se que não existe qualquer regra que mencione sobre ex-empregado e possíveis relações de trabalho. Assim, é notório que a NBC inovou com abstração e generalidade em sua norma, ou seja, criou uma “lei” para os contadores, que pelo nosso ordenamento jurídico é repudiado e combatido, como se vê em experiências que o próprio Conselho Federal de Contabilidade vem passando. Assim, pelo Código de Processo Civil temos que a letra (A) é falsa, pois informa: “(...), uma vez que já se passaram mais de 2 anos da rescisão contratual.” Assunto não existente em lei.
As letras (C) e (D) também ficam totalmente falsas já que não existe impedimento, porém a letra (B) é verdadeira analisando os critérios de SUSPEIÇÃO tanto pela lei (código de processo civil) e aplicação da NBC, pois como se vê:
Art. 135. Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando: I - amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau; III - herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes; IV - receber dádivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender às despesas do litígio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. Parágrafo único. Poderá ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo íntimo.
Aprovado 30!!!
ResponderExcluirParabéns Tony! Você é o cara! Obrigado pelos comentários nas questões! Foram prudentes e confiáveis!
ResponderExcluirNós que agradecemos professor, sempre esteve certo em todas as questões. Foi sempre uma fonte confiável.
Excluirprofessor acertei 23 com as anuladas com seu conhecimento acha provavel alunarem mais alguma questao?
ResponderExcluirNossa Rafael estamos na mesma situação.... Nesse momento única coisa que consigo sentir é ódio de mim, hahaha.
ExcluirCustava ter acertado mais umas 2 pelo menos né? =/
nossa e eu.....rsrsrss... Errei a 5 de bobeira nao considerei o saldo inicial para fazer o custo médio..Evelin vamos torcer agora para anularem mais 2 questoes.
Excluirhahahha, o mesmo erro que o meu na 5 como que pode?
Excluirvamos torcer \o/
Gostaria de saber do professor se existe alguma questão passiva de recurso.
ExcluirCaros colegas, estou na mesma situção. Preciso de mais uma questão anulada. Será que existe alguma possibilidade ?
ExcluirAcessem esse blog http://professorescontabeis.blogspot.com.br/, lá informa que a questão 38 cabe recursos por vários motivos e já tem disponibilizado o recurso é só protocolar no site do CFC, cada aluno faz isso.
ExcluirEu to com 24 preciso de mais uma. hehehe! Ajudem.
http://professorescontabeis.blogspot.com.br/
alguém sabe a resolução da questão 7 pq marquei a letra c,e muitos também, porém não está resolvida aqui no blog.
Excluirprofessor sou do MS sempre estou acompanhando seu trabalho se tiver alguma questao que ao seu ver pode ser anulada, nos ajude a formular os recursos.
ResponderExcluirRafael Maciel, a questão 38 cabe recurso de acordo com outros professores, acesse o blog: http://professorescontabeis.blogspot.com.br/ , aí eles explicam certinho e já tem até o modelo do recurso é só protocolar no site do CFC.
ExcluirVamos tentar anular essa tbm.
Bom dia!
ExcluirAlessandra vou entrar com esta questao tbm, mas de qualquer forma ficaria faltando uma ainda. Sabe de mais alguma questao q pode ser anulda.. grato pela atenção
Qual a resolução da questão 15 professor?
ResponderExcluirPor favor!!!
vamos pedir ajuda aos professores pra verificar a possibilidade de recurso na questão 15 pois a mesma esta errada também.
ExcluirQuestão 15 acredito não estar errada.
ExcluirReceita Liquida de vendas 60.000 : 2,50 = 24.000 (letra A diz ser 20.000)
Prejuizo do Periodo 2.000 : 2,50 = 800
Ativo Total 28.000 : 3,00 = 9.333
PL 10.000 : 3,00 = 3.333
Sendo assim SOMENTE a letra A estaria incorreta.
Contas de Resultadas foram divididas por 2,50 e Patrimoniais por 3,00 (só pesquisar que tem matéria que fala que é assim)
no caso o MIL no final das respostas é porque no enunciado diz ser "(Em R$ mil)
PS: errei a questão e se for anulada agradeceria, mas tem que ser bem montado o recurso pois ACHO que não esta errada.
Neste caso do enunciado diz ser "(Em R$ mil, todas as respostas deveria ter sido multiplicadas por mil. Logo de qualquer forma o gabarito esta equivocado.
ExcluirNa minha prova todas estão com o mil no final... assim como na prova que foi disponibilizada no site.
ExcluirEssa questão não está incorreta.
ExcluirA referencia de reais mil no enunciado e na resposta não confunde.
Mas se for feito o cálculo errado sim.
As contas de resultado são baseadas na média.
As contas patrimoniais levam a cotação do período.
Não cabe recurso.
A 15, resposta "A", está correta como a nao correta.
ExcluirQuanto ao "MIL", note a letra "B" aparece com 800MIL em centena, ou seja, 3 números juntos, e os demais sempre um ponto, que representa a casa de milhar.
Se entrarem com recurso por isso, os examinadores vão achar que isso é a panacéia.
A norma que trata sobre isso é a NBC TG 02, item 39.
PROFESSOR COMO FUNCIONA AS QUESTOES ANULADAS. POR EXEMPLO SE UMA QUESTAO QUE FOR ANULA E EU TENHA ERRADO ESSA QUESTAO. CONTA COMO PONTO PRA MIM?
ResponderExcluirProfessor, acertei 24 questões + 2 anuladas = 26
ResponderExcluirEstou em dúvida, essas anuladas os pontos são atribuídos para nós?
Grato
Já achei a resposta no edital:
Excluir10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída.
Então vc ficou com 26 pontos?
ExcluirIsso mesmo!!!
ExcluirFiz 23 questões fora as anuladas. Com as anuladas fico com 25? Passei?
ResponderExcluirPelo edital do concurso vc passou sim!
Excluir10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída.
Graças a Deus 32 Questões!!
ResponderExcluir27 + 2 anuladas = 29 pontos! Graças a Deus
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPassei acertei 35 questões : )
ResponderExcluirProfessor fiquei com 24 questões contando já com as anuladas. O sr. acredita que mais alguma será anulada ? Tô apreensiva demaisss, quase loucaaa .
ResponderExcluirProfessor, Bom Dia!
ResponderExcluirMuito obrigada pelas correções e por diminuir a minha e a ansiedade de todos que estavam na expectativa. Suas correções foram muito esclarecedoras e me ajudaram a entender questões que errei por falta de conhecimento. Acertei 36 alternativas e estou satisfeita, pois meu objetivo era acertar 75% da prova. Espero que o dia que eu for professora eu possa contribuir com a sociedade e com a nossa classe igual a você.
Muito Obrigada!
AS QUESTÕES ANULADAS CONTAM PONTOS SE VOCÊ FEZ 23 CORRETAS, SEM NENHUMA DELAS ESTÁ NESSA PONTUAÇÃO. BOA SORTE, ESTÃO TENTANDO ANULAR A 38.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA grande dúvida;
Excluir- O item 10.11 do Edital trata das questões que por "força de DEFERIMENTO DE RECURSO julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída." .
- E a situação foi que as questões foram anuladas pela organização, ou seja, sem julgamento de nenhum recurso.
- No item 7 sobre "OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO EXAME", diz; "7.2. Cada questão terá o valor de 1 (um) ponto e o cálculo da nota na prova objetiva será igual à soma algébrica do ponto obtido com cada questão correta." E logo em seguida complementa: "7.4. Em hipótese nenhuma, devido à anulação de qualquer questão, a prova deixará de valer em sua totalidade 50 pontos."
- Concluindo, cada questão valerá 1 ponto e em hipótese alguma, devido a anulação da questão, a prova deixará de valer 50 pontos. Ou seja, não afirma que os pontos das questões anuladas será atribuído ao candidato mas também não afirma de fazer novo cálculo para as questões válidas. Só ligando na organização do Exame ou esperar o resultado para saber...
Qual a dúvida? As questões anuladas valem 1 ponto, a prova continuará valendo 50 pontos. As anuladas conta ponto pra todos! Ano passado foi assim, se vc comparar o edital do ano passado com o desse ano verá que não teve alteração nesse aspecto. Abraço
ExcluirEi Tony as questões 13 e 17 não batem com o gabarito que o CRC disponibilizou, pois segundo a correção do Prof. Rick as duas são letra C.Será que podemos entrar com recurso nessas questões, pois as mesmas de acordo com o Rick estão com outro gabarito...
ResponderExcluirEu não vi o Professor Ricjardeson responder essa 13 e 17. Mostra o link. Pode ter sido respondida no site professores contábeis que por sinal galera está meio confuso, alguma resoluções lá estão sem base, tipo a primeira que afirmaram ser a letra B, sem cabimento algum, a correta é letra D.
Excluirolá pessoal de acordo com as respostas dos professores as questões 7 seria a letra c e no gabarito oficial foi a letra A, e ai. Estou com 23 pontos e precisaria de 2 anulações. Portanto gostaria que alguém me ajudasse a verificar a resposta correta das questões 7 e 13 que aqui no blog deu a letra c e o gab. oficial foi diferente.Será que cabe recurso em mais alguma questão além das anuladas?
ResponderExcluirna questão 07, estou na mesma situação, mas a 13 ta certa.
Excluirprecisaria da resposta da questão 7 pra enviar recurso, se alguém conseguir posta aqui ok, obrigada.
ExcluirA 07 marquei tbm a letra C! :/
Excluira questão é que ainda não foi resolvida pelos professores pra que agente possa ter suporte pra enviar o recurso , portanto pode existir dúvida na resolução da questão como postado no blog http://professorescontabeis.blogspot.com.br/ que já tem a questão 38 já pronta. Fiz 23 pontos, e se anularem pelo mesmo 2 eu passo, claro que se não der tento na próxima mas vamos tentar. Os que já passaram ótimo, mas aqueles que ainda não tem posntos suficientes como eu vamos nos unir...
ExcluirPq no gabarito é letra A?
ExcluirTb marquei letra C... perdi uma questão e não sei qual foi o erro.
Professor, o que vc acha dessa questão 7?
estou com o mesmo problema
ExcluirQuestão 23 pelo erro nos dados 50,93 + 49,08 = 100,01 cabe recurso? No caso a letra A pelo valor 9,33 pontos gerou confusão... pois no comparativo com o ano anterior daria esse valor. A letra B esta correta sim com os 9,34 pontos, mas no entanto a letra A também deveria ser 9,34 pontos então, mesmo que dizendo que está aumentando quando o certo seria diminuindo. Cabe ou não recurso?
ResponderExcluirMarcio, a resposta ta certa pois é ativo circulante na resposta 9,34 e 9,33 ativo não circulante, então o gabarito esta correto.
ExcluirMinha indagação é referente a elaboração da pergunta... se os dados incorretos são passíveis a recurso.
ExcluirMarcio, dados errados e erros só fazem nós perdermos tempo, eu chutei 03 questões pois faltou tempo..então se eu depende-se dessa questão, e não estivesse outra escolha com certeza iria mandar essa. O fato é que eu acho todo concurso eles colocam essas questões duvidosas para vermos até onde vamos, pois questões sem respostas são as que mais nos fazem perder tempo dentro de uma prova, como eles nos restringiram, nos deixando enviar apenas um recurso irei avaliar qual eu mandarei, até por que, estando esse dados errados e se nós notarmos isso na hora da prova pensaremos que é uma pegadinha então iremos avaliar outra resposta e só sobraria a D mais perto,no caso também errada. Estarei pensando nesse cado pois estou dependendo apenas de uma questão, mas teríamos que ter mais opiniões, principalmente do professor.
ExcluirManu... em relação a resposta apenas a B esta certa mesmo... o erro no enunciado me deixou confuso e acabei indo pela 9,33... só depois que vi que seria diminuição de 9,33... por isso perguntei se enunciado errado é passível a recurso... pois a somas das porcentagens deveria ser 100% e no caso não foi.
ExcluirQuando a recurso... você pode fazer apenas UM recurso para cada questão... ou seja... se mandar recurso para questão 8... para essa questão não poderá mandar novamente... mas para outras poderá.
professor teria como resovler aqui no blog as questões 07, 11 e 13 pois o prazo para recurso é só ate amanha e muitos estao nessa espectativa.. GRATO
ResponderExcluirPRAZO PARA RECURSO É ATE DIA 28 ENTÃO NÃO VAMOS PERDER TEMPO !!!
ResponderExcluirJoão vc achou o formulário no site da FBC p/ recurso? caso sim, posta o link ae, pq ainda não achei.
ExcluirTente por aqui:
Excluirhttp://www2.cfc.org.br/sisweb/exame/inscricao/loginInscricao.aspx
Gentem aqui no blog dos professores tem q resolução da 07, mas nao sei como montar o recurso, pois tem que ter um bom embasamento.
ExcluirAcessem o link da resolução 7
http://professorescontabeis.blogspot.com.br/2013/03/questao-07-exame-de-suficiencia-20131.html
O formulario encontra-se:
ExcluirLá na pagina que pede para por o anexo do fomulario em cima tem instruções onde consta um link Clique aqui. Disponibiliza o formulario
RECURSOS
ResponderExcluirCom a divulgação dos gabaritos neste dia 26/3, o prazo para interposição de recursos começa às 10h do dia 27/3 (quarta-feira) e se encerra às 18h do dia 28/3 (quinta-feira).
Os organizadores alertam os candidatos que somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição, por meio do formulário padrão, disponível no sistema, nos sites da FBC (www.fbc.org.br) e do CFC (http://www2.cfc.org.br/sisweb/exame/inscricao/).
Após o prazo mencionado acima, o sistema ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos.
Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), Conselho Federal de Contabilidade e Fundação Brasileira de Contabilidade.
isso mesmo entre em recurso ai entra com seus dados !
ResponderExcluirGente será q a questão 13 e 17 cabe recurso, pois segundo o Rick são letras C, e do gabarito do CRC estão diferentes....
ResponderExcluiralguem tem a resolução das questões 07, 11 ou 13 para ver se esta correto o gabarito oficial !?
ResponderExcluirQUESTÃO 7
Excluirhttp://professorescontabeis.blogspot.com.br/2013/03/questao-07-exame-de-suficiencia-20131.html
Quero saber se as questões 24 e 49 que foram anuladas já de inicio contam como 1 ponto valido cada.
ResponderExcluirAs questões que serão analisadas recursos e que por ventura você tenha acertado e depois ela venha a ser mudada, você permanece com o ponto da primeira divulgação? O ela é também anulada e é ponto para todos os candidatos?
Alguém tem o recurso da questão 7 e 17?
como será calculada? se divide 50 por 48 e dará a média 1,04 e dai vc aplica ao numero de acertos? ou será que voce já ganha os 2 pontos. pq por exemplo acertei 21 questões e anularam 2 então eu teria que mutiplicar 21 x 1.04 que não daria 23 pontos.
Excluircristiane voce conseguiu recurso para questao 7
ExcluirPessoal estou pensando em entrar com recurso da QUESTÃO 48... pois na minha opinião está incorreta... Nesta questão a letra “a” afirma que a palavra “utopia” , sugere ao leitor que haverá dificuldades na aplicação das ideias defendidas. Segundo a questão a palavra não estaria sugerindo e sim afirmando, pois o leitor poderia ter outra interpretação do título, e não a sugerida na questão, e pondo desta forma, ela afirma que esta seria a única sugestão possível entre muitas outras que existam. O leitor poderia ler o título: “Lições da Europa para uma utopia tributária”, e a palavra utopia, não sugerir que haverá dificuldades na aplicação das ideias defendidas. A letra “a”, quando afirmada no gabarito como certa, ela está te impondo e não te sugerindo, pois para cada leitor existe uma interpretação, ainda mais como essa, que trás uma palavra especifica. Pois para mim, a palavra utopia, não sugeriu dificuldades, e sim algo como um sonho tributário perfeito. Na minha opinião a questão 48 não existe nenhuma resposta correta. O que vocês acham??
ResponderExcluirProfessor Ricjaderson acredito muito no seu trabalho por favor pode nos dizer se existem mais questões que podem ser anuladas? estou precisando de 2 questoes para ser aprovado. Peço encarecidamente sua análise para que se existir erros sobre formulação das perguntas e respostas possamos entrar com recursos.
ResponderExcluirPreciso de mais uma, por favor analise a 15?
ResponderExcluirAcredito que se for enviado recurso as questões 15, 13, 17 talvez sejam anuladas pela má formulação das questões e também dando ao candidato ter dúvidas quanto ao enunciado da questão. Mas precisamos nos basear em provas porém realmente necessitamos que estas questões seja analisadas e quem sabe postadas aqui no blog. Algumas questões como a 7 ainda não foi colocada aqui e a 15 também.Nos ajudem por favor.
ResponderExcluirConcordo com vocês que precisam de mais questões para entrar com recursos,pois eu também estou precisando... Por favor professor analise mais questões!!!
ExcluirSe tiver uma base do recurso da 13 eu também envio.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirProfessor pelo amor de Deus nos responde... estamos ansiosos...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirjá enviei recurso para questão 7, 23, 38 e 48. enviem meu povo com as palavras de vocês mesmo, não deixem de enviar.
ResponderExcluirQuais fundamentações você usou para as questões? poderia postar os recursos?
ExcluirKarinne envia pra nós seus recursos para que possamos entrar também, quanto mais pessoas melhor.
Excluiralysantos1@hotmail.com
Karine, os candidatos só podem enviar um recurso cada um, é limitado por candidato, segundo o edital.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir10.9. O sistema aceitará apenas um recurso POR QUESTÃO de cada examinado.
ExcluirNo caso pode impetrar recurso para outras questões.
ok, com certeza estarei entrando com recurso na 23, enunciados errados e duvidosos acredito que são passiveis de recurso, então pedirei recurso em varias...
ExcluirKarinne Manda o teu Recurso da questão 7 para mim... dayana@coopanexos.com.br
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão podemos esquecer da NBC TA 315 que dispõe sobre a "Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevantes por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente".
ExcluirDiante disto, não cabe recurso.
Professor, por favor, gostaria de saber se a questão 15 cabe recurso.
ResponderExcluirPESSOAL TODOS ENTRA COM RECURSO, A QUESTÃO 38 PRINCIPALMENTE , TEM RECURSO PRONTO NESTE BLOG http://professorescontabeis.blogspot.com.br/ SÓ ENVIAR, TEM QUE SER ANULADA... VAMOS NOS UNIR....
ResponderExcluirjá enviei ontem, e meus amigos também, vamos nos unir....
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirANULAÇÃO questão 15 :
ResponderExcluirReceita Liquida de vendas 60.000 : 2,50 = 24.000 (letra A diz ser 20.000)
Prejuízo do Período 2.000 MIL : 2,50 = 800
Ativo Total 28.000 MIL : 3,00 = 9.333
PL 10.000 MIL : 3,00 = 3.333
Contas de Resultadas foram divididas por 2,50 e Patrimoniais por 3,00
A letra B foi conciderada correta 800MIL vemos que a resposta não tem um numero de casas decimais correspondente a mil. No entanto o MIL no final das respostas é porque no enunciado diz ser "(Em R$ mil), contudo para letra B ser considerada certa todas as respostas deveriam ser multiplicada por 1000(Mil) logo a letra A teria como resposta 24 milhões e não mil e assim se faria com as restantes das alternativas.
Na minha humilde opinião é uma questão mais que confusa, equivocada e anulável.
Entrei com recurso sobre ela.
Em minha prova esta:
ExcluirA - 20.000mil
B - 800mil
C - 9.333mil
D - 3.333mil
20.000 (vinte mil) mil acaba virando 20 milhões... pesquisando até encontrei um lugar que fala sobre essa escrita para euros.
Pelas respostas a única errada seria a letra A pois invés de 20.000.000,00 teria que ser 24.000.000,00 se tiver como entrar com algum recurso referente a escrita colocando "mil" estar errada acho que seria possível sim anular...
PS: preciso de um ponto... só estou indagando para que seja feito um recurso sem saída pelos avaliadores. rs
http://publications.europa.eu/code/pt/pt-370303.htm
Excluirencontrei esse site, mas não consegui entender bem... se alguém souber.
ou pesquise no google por "Regras de escrita das referências monetárias" item 7.3.3
Bom dia a todos!
ResponderExcluirConfesso que perdi as esperanças, achei que o professor iria montar algum recurso para nos, mas pelo jeito nem deu as caras no blog. O jeito é estudar mais para em setembro passar valeu galera.. parabéns para quem passou.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA questão 40 não cabe recurso, pois a única questão que não é função do auditor é a opção (a) Analisar a uniformidade dos procedimentos não é função do auditor e sim contador.
ExcluirDeterminar a natureza, extensão e avaliar riscos faz parte do escopo de trabalho de um auditor.
Bom dia, Professor.
ResponderExcluirQuando que vai sair o gabarito oficial?
BOA TARDE PESSOAL
ResponderExcluirMINHA RESOLUÇÃO DA QUESTAO 7 FOI IGUAL A CORREÇÃO DO BLOG DO PROFESSOR. VAMOS ENTRAR COM RECURSO
Questão 07 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores – Comentado
Nesta questão, foi mencionado que o bem foi vendido por R$ 176.000,00
(INCLUSO 10% DE JUROS),
Ou seja, esse valor corresponde a 100% mais 10% dos juros cobrados.
110% 176000
100% 160000
10% 16000
Se o bem possui um valor contábil de R$ 155.000,00 devem contabilizar na venda:
D= Duplicata a Receber AC 176.000,00
C= Veículos ANC 155.000,00
C= Ganhos de capital Receita 5.000,00
C= Receita juros Receita 16.000,00
Acredito como resposta correta letra "C" R$ 21.000,00.
O que a questão está pedindo é " O LANÇAMENTO DA VENDA E BAIXA DO ITEM PROVOCARÁ UM IMPACTO LIQUIDO NAS CONTAS DE RESULTADO DE: "
Veja essa questão novamente e veja se é possivel um recurso.
eu acredito que a resposta correta é R$ 21.000,00 porque
D=banco 176.000,00
C=imobilizado 155.000,00
C=ganho de capital (receita/conta resultado) 5.000,00
C=receita juros (receita/conta resultado) 16.000,00
Recursos (achei em sites e coloquei no recurso)
ResponderExcluirQuestão 11
Analisando todos os dados apresentados no enunciado, foi constatada uma falha na questão sendo que o montante registrado a débito na conta caixa foi de R$ 230.000,00 e no contas a receber o valor registrado a crédito foi de R$ 280.000,00, considerando também que não houve informação adicional em relação ao destino deste valor não é possível fechar a demonstração de fluxo de caixa.
Sendo assim, não seria possível resolver a questão a não ser que o candidato incluisse um valor que no qual o contador não teve acesso e não estando de acordo com o código de ética aplicado.
Questão 15
"A questão 15 apresenta um Balanço Patrimonial e uma Demonstração do Resultado, ambas (Em R$ mil).
Foi solicitado que fosse assinalada A ALTERNATIVA INCORRETA em relação as demonstrações contábeis convertidas para Euro.
Desta forma entende-se que:
Se for considerada a afirmação da alternativa “b” como correta (€ 800 mil), lembrando que o balanço está em (R$ mil), as alternativas “c”( € 9.333mil), “d” (€ 3.333mil) e “a” (€ 20.000mil), idependente dos valores, estariam incorretas, pois o certo seria que estes valores estivessem em € milhões e não em € mil.
Se forem consideradas as afirmações das alternativas “a”,“c” e “d” como corretas, por seus valores estarem expressos em (€ mil), a alternativa “b” estaria incorreta, pois o valor deveria ser € 800 e não € 800 mil.
Diante do exposto acima, solicito a anulação da questão 15, pois da maneira como as alternativas foram apresentadas, entende-se que há mais de uma opção incorreta."
Questão 32
Custo de Aquisição – R$ 190.000,00 + 12.000,00 = 202.000,00
Valor depreciável = Custo Aquisição – Valor Residual
Valor depreciável = 202.000,00 – 10.000,00 = 192.000,00
Quota anual = 192.000,00/8 = R$ 24.000,00
Quota mensal = 24.000,00/12 = R$ 2.000,00
O bem começa a ser depreciado na data em que o equipamento começou a ser utilizado em 01/10/2012.
No final do ano de 2012 o bem tinha sido utilizado por 3 meses.
Sendo assim o saldo da conta depreciação acumulado no final de 2012 é de:
3 x 2.000,00 = 6.000,00
Resposta correta Letra B
O gabarito da questão 32 está correto, não adianta fazer esse recurso,a resposta é R$ 10.000,00, pois a NBC TG 27. Art. 55. fala que a depreciação começa no momento que a máquina está apta ao uso, e não no momento que ela começa a ser utilizada. Ver link. http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=nbc-tg-27
ExcluirQuestão 38
ResponderExcluirO profissional X, contador habilitado, responsável pela contabilidade da empresa Z por vários anos, tendo rescindido seu contrato de trabalho, em dezembro de 2005, vem realizando, após esta data, perícias contábeis judiciais.
Em fevereiro de 2012, foi nomeado para trabalhar como perito contador em um processo judicial em que figura, em uma das partes, a empresa Z. Os trabalhos, a serem executados, correspondem ao ano de 2009 e referem-se à apuração de haveres.
Diante deste fato e tratando-se exclusivamente do impedimento legal ele deve:
a) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, concordando com sua nomeação, não havendo impedimento legal, uma vez que já se passaram mais de 2 anos da rescisão contratual.
b) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, declinando sua indicação por ter sido funcionário da empresa Z, julgando-se suspeito para execução do trabalho a que foi nomeado.
c) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, justificando seu impedimento legal, por ter exercido cargo ou função incompatível com a atividade de perito contador.
d) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, justificando seu impedimento legal, pelo motivo de a matéria em litígio não ser de sua especialidade.
RELATO DA QUESTÃO
Essa questão desenvolve um assunto que versa sobre o IMPEDIMENTO LEGAL, desenvolvendo uma ficção sobre um ex-empregado de uma determinada empresa que após 6 anos fora nomeado por um juiz para ser o perito judicial em um processo onde sua antiga empresa era parte no processo. Dessa forma, fora questionado uma análise sobre a atitude do perito judicial observando o IMPEDIMENTO LEGAL.
1º) AUSÊNCIA NO ENUNCIADO
Primeiramente destaca-se a falta no enunciado por qual regramento jurídico deve ser analisada a devida questão, se pela Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PP 01, uma regra profissional instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade ou se pelo Código de Processo Civil, LEI No 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973, regramento jurídico que estabelece regras gerais sobre o processo, onde a própria e referida NBC utiliza-se para fundamento de diversas questões.
Assim, no enunciado da questão deveria conter frases do tipo: “ Segundo a NBC PP01” ou “ Segundo a Legislação Brasileira”. Isso porque as duas regras não são equivalentes, tendo diferenças pontuais e explícitas sobre o tema em questão (IMPEDIMENTO LEGAL).
Observa-se que se a questão for analisada pela NBC a resposta devida é a LETRA A, porém se a análise for realizada pelo Código de Processo Civil será a LETRA B.
continuidade da 38.....
ResponderExcluir2º) ANÁLISE DA NBC PP 01
Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade PP 01, informa seus critérios de impedimento legal, que são:
20. O perito-contador nomeado ou escolhido deve se declarar impedido quando não puder exercer suas atividades com imparcialidade e sem qualquer interferência de terceiros, ou ocorrendo pelo menos uma das seguintes situações:
(a) for parte do processo;
(b) tiver atuado como perito contador contratado ou prestado depoimento como testemunha no processo;
(c) tiver mantido, nos últimos dois anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores, relação de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado; (grifo meu)
(d) tiver cônjuge ou parente, consangüíneo ou afim, em linha reta ou em linha colateral até o terceiro grau, postulando no processo ou entidades da qual esses façam parte de seu quadro societário ou de direção;
(e) tiver interesse, direto ou indireto, mediato ou imediato, por si, por seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou em linha colateral até o terceiro grau, no resultado do trabalho pericial;
(f) exercer cargo ou função incompatível com a atividade de perito-contador, em função de impedimentos legais ou estatutários;
(g) receber dádivas de interessados no processo;
(h) subministrar meios para atender às despesas do litígio; e
(i) receber quaisquer valores e benefícios, bens ou coisas sem autorização ou conhecimento do juiz ou árbitro.
Dessa forma, o item 20, letra “C”, apresenta a resposta da questão questionada como letra A.
a) Encaminhar ao juízo competente, petição no prazo legal, concordando com sua nomeação, não havendo impedimento legal, uma vez que já se passaram mais de 2 anos da rescisão contratual.
3º) ANÁLISE REALIZADA PELO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL - CPC
O Código de Processo Civil – CPC estipula as regras processuais no ordenamento civil, inclusive servindo de referência para as lacunas existentes em outras especialidades do direito processual.
Ressalta-se que para qualquer profissional será exigida o cumprimento da lei, principalmente no direito processual,onde o direito formal e público é obrigatório e estrito em sua aplicação, não cabendo regulações extrajudiciais, segundo as melhores doutrinas brasileiras.
Adversamente das regras já expostas da NBC, o CPC em seu artigo 134 apresenta seus requisitos de IMPEDIMENTO LEGAL, que versam:
continuidade 38...
ResponderExcluirArt. 134. É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário:
I - de que for parte;
II - em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como órgão do Ministério Público, ou prestou depoimento como testemunha;
III - que conheceu em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido sentença ou decisão;
IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consangüíneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral até o segundo grau;
V - quando cônjuge, parente, consangüíneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, até o terceiro grau;
VI - quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica, parte na causa.
Parágrafo único. No caso do no IV, o impedimento só se verifica quando o advogado já estava exercendo o patrocínio da causa; é, porém, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz.
Importante notar que essa regra aplicada ao Juiz, é também aplicada ao perito, caso haja dúvida dessa douta banca, assim informa o artigo 138 do CPC:
Art. 138. Aplicam-se também os motivos de impedimento e de suspeição:
I - ao órgão do Ministério Público, quando não for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos ns. I a IV do art. 135;
II - ao serventuário de justiça;
III - ao perito; (Redação dada pela Lei nº 8.455, de 1992)
IV - ao intérprete.
Mas, visivelmente nota-se que não existe qualquer regra que mencione sobre ex-empregado e possíveis relações de trabalho. Assim, é notório que a NBC inovou com abstração e generalidade em sua norma, ou seja, criou uma “lei” para os contadores, que pelo nosso ordenamento jurídico é repudiado e combatido, como se vê em experiências que o próprio Conselho Federal de Contabilidade vem passando.
Assim, pelo Código de Processo Civil temos que a letra (A) é falsa, pois informa: “(...), uma vez que já se passaram mais de 2 anos da rescisão contratual.” Assunto não existente em lei.
As letras (C) e (D) também ficam totalmente falsas já que não existe impedimento, porém a letra (B) é verdadeira analisando os critérios de SUSPEIÇÃO tanto pela lei (código de processo civil) e aplicação da NBC, pois como se vê:
Art. 135. Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando:
I - amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes;
II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau;
III - herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de alguma das partes;
IV - receber dádivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender às despesas do litígio;
V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.
Parágrafo único. Poderá ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo íntimo.
Gente não estou conseguindo colocar o restante da questão 38, aí vai o site da questão
ResponderExcluirhttp://professorescontabeis.blogspot.com.br/
PROFESSOR GOSTARIA DE SABER SOBRE O EXAME PARA TECNICO,TEM POSSIBILIDADE DE ANULAÇÃO DE QUESTÃO, FIQUEI COM 24 PONTOS,SERÁ QUE AINDA TEREI CHANCE?
ResponderExcluirATÉ AGORA NADA DE RESULTADO ???? TA TENSO ...!!!
ResponderExcluir