quinta-feira, 25 de julho de 2013

MPU: Ministério finaliza últimos detalhes do edital

Após ter escolhido o Cespe/UnB como organizador de seu iminente concurso para técnico e analista (diversas especialidades), agora o Ministério Público da União (MPU) se prepara para finalizar os detalhes antes da publicação do edital. Segundo uma fonte ligada à seleção, o documento deve ser divulgado até o próximo dia 31 de julho, ou, no máximo, no começo de agosto. O órgão tem pressa em realizar o concurso, de forma a fortalecer o seu quadro de empregados com os futuros aprovados ainda este ano.A seleção, que deve ofertar cerca de 280 vagas, mais cadastro, será voltada para pessoas com formação nos níveis médio, médio/técnico e superior. As oportunidades serão abertas em todo o Brasil, com lotação de acordo com a necessidade do cargo em cada estado.
Apesar de a oferta de vagas não ser muito alta, os candidatos não devem se preocupar, pois o MPU tem tradição de chamar muitos aprovados em suas seleções. Atualmente, os técnicos do MPU têm remuneração de R$5.285,16, enquanto os analistas recebem R$8.216,55.
O MPU ainda discute o cronograma do concurso, pois o órgão deseja que a prova não coincida com a de outras seleções federais previstas para este segundo semestre. A medida visa a não prejudicar os milhares de candidatos que a seleção para o ministério deve reunir. Para atender ao objetivo de nomear servidores ainda em 2013, o plano do MPU é o de aplicar a avaliação, no máximo, 60 dias após a divulgação do edital, o que, seguindo a expectativa atual, deve corresponder ao início de outubro.
As etapas do concurso devem ser divididas em provas objetivas e práticas, sendo a última somente para as especialidades de técnico, e discursivas, exclusivamente para funções de analista. O programa deve sofrer algumas atualizações, que, segundo o próprio MPU, visam a adequar o conteúdo exigido à realidade dos cargos. O último concurso com características parecidas, realizado pelo órgão, ocorreu em 2010.
Em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDA, o presidente da comissão de concurso, procurador da República Bruno Calabrich, informou que os aprovados devem ser convocados para qualquer um dos ramos que compõem o MPU, sobretudo os dois maiores, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Os outros dois são o Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Os servidores do MPU são contratados sob o regime estatutário, que garante estabilidade empregatícia. 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário