domingo, 20 de julho de 2014

Saiba mais sobre o GESCON e prepare-se para o Exame de Suficiência CRC!




                                                            Coordenação do GESCON
O GESCON (Grupo de Estudos para Concursos) surgiu como opção de curso preparatório para o Exame de Suficiência CRC, sendo um dos primeiros do Brasil a oferecer turma presencial voltada exclusivamente para este certame. 

O Conselho Federal de Contabilidade passou a exigir que os estudantes de Ciências Contábeis (a partir do 7º período) fizessem o Exame de Suficiência para obter a carteira de registro profissional. Foi então que o Prof. Ricjardeson Dias percebeu a dificuldade dos estudantes com esse tipo de prova, e criou o curso preparatório voltado exclusivamente para estudantes e recém formados em Ciências Contábeis. 

E assim o GESCON formou sua primeira turma, com 18 (dezoito) estudantes, sendo que 12 (doze) conseguiram obter a aprovação, ou seja, 67% de sucesso na prova. 


Esse resultado ficou muito acima da média geral de aprovação da época, que correspondia a menos de 30%, e o GESCON passou a ter uma excelente aceitação no mercado, aumentando a quantidade de turmas, mas sempre respeitando o limite de 25 alunos por turma. 

Confira no gráfico a seguir o histórico de aprovações no curso:


A relação de alunos aprovados em cada temporada de Exame CRC está publicada no site do GESCON, com o nome completo de cada aprovado, e pode ser acessada através do link http://www.gesconcursos.com.br/index.php?option=com_phocagallery&view=categories&Itemid=72.

Com esse sucesso de aprovações, o GESCON se espalhou por todo o país, e foi então que surgiu o curso à distância para o Exame de Suficiência, composto de aulas em pdf, simulado on line e questões comentadas (em pdf e vídeo-aulas). E detalhe, este é o curso mais barato do Brasil, por apenas R$ 140,00. 

Ao efetuar a matrícula no GESCON, o estudante recebe um login e senha para ter acesso ao ALUNO ONLINE, que é a sala virtual do curso, onde o mesmo poderá baixar as aulas. Os materiais em pdf são organizados em aulas numeradas, conforme abaixo:


Se você leu este post e tem interesse em fazer nosso curso, entre em contato conosco através do e-mail cursosgescon@gmail.com ou através dos telefones: (86) 3305-9102 (fixo); (86) 8803-5358 (Oi); (86) 9957-9615 (Tim).

 Confira o conteúdo programático de cada disciplina a seguir:

I. CONTABILIDADE GERAL

Conteúdo programático:1. Contabilidade: conceito, objeto, objetivo e finalidade; 2. Usuários da Contabilidade: internos e externos; 3. Patrimônio: Bens, Direitos e Obrigações; Equação Fundamental; Situações Patrimoniais Possíveis; Ativo, Passivo e PL. 4. Contas: Teoria Patrimonialista; Contas Patrimoniais x Contas de Resultado; Exemplos. 5. Depreciação, Amortização e Exaustão. 6. Princípios de Contabilidade – Res. CFC 750/93 atualizada pela Res. CFC 1282/10; 7.Características Qualitativas obrigatoriamente presentes nas demonstrações contábeis; 8.Atos e Fatos. Conceitos e classificação em Permutativos, Modificativos e Mistos. 9.Lançamentos Contábeis: mecanismo do débito e do crédito; Fórmulas de escrituração; Exemplos.10. Plano de Contas: conceito e características. 11. Aspectos conceituais do Balanço Patrimonial: conceito, obrigatoriedade, formas de apresentação, grau de liquidez e exigibilidade, origem e aplicação dos recursos, duração do exercício social. 12. Aspectos estruturais do Balanço Patrimonial: grupos de contas, ativo, passivo e patrimônio líquido. 13. Notas Explicativas. 14. Resultado: lucro e prejuízo.15. Receita e Despesa: conceito, classificação e exemplos. 16. Regimes de Contabilização: Caixa x Competência. 17. Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. 18. Demonstração do Resultado Abrangente. 19. Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC. 20. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. 21.Demonstração do Valor Adicionado. 22. Operações com Mercadorias: sistemas de inventário: periódico x permanente. 23. Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e Resultado com Mercadorias (RCM). 24. Inventário Permanente: PEPS, UEPS e CUSTO MÉDIO (MÉDIA PONDERADA MÓVEL).

Referência bibliográfica: Contabilidade Geral – Ed Luiz Ferrari - 12ª edição - Editora Campus.



II. LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
 

Conteúdo programático: Código de Ética Profissional do Contador. Resolução CFC nº. 803/96, de 10 de OUTUBRO de 1996, com as alterações/inclusões da Resolução CFC 1307/10, publicada no Diário Oficial da União de 14.12.2010, e republicada em 10 de janeiro de 2011.


Referência bibliográfica: Resolução CFC nº. 803/96 e alterações posteriores.




III. CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

Conteúdo programático:1. Introdução a Contabilidade Aplicada ao Setor Público: conceito, abrangência (campo de aplicação), objeto; 2. Patrimônio Público: conceito e características. 3. Receitas e Despesas (enfoque orçamentário e patrimonial); 4. Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores. 5. Composição do Patrimônio Público: ativo, passivo e patrimônio líquido; 6. Variações Patrimoniais; 7. Depreciação, Amortização e Exaustão. 8. Aspectos gerais do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. 9. Sistema contábil 10. Registro contábil. 11. Estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. 12. Lançamentos típicos. 13. Balanço Orçamentário 14. Balanço Financeiro 15. Demonstração das Variações Patrimoniais. 16. Balanço Patrimonial 17.Demonstração dos Fluxos de Caixa. 18. Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido.


Referência bibliográfica: Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Ricjardeson Dias - 1ª edição – Editora Edipro.



IV. AUDITORIA CONTÁBIL
 

Conteúdo programático:1. Auditoria: definições iniciais. 2. Auditoria interna e externa: conceitos e características. 3. Tipos de auditoria: das demonstrações contábeis; de gestão; de sistemas e fiscal/tributária. 4. Perfil e Qualidades do Auditor. 5. Estrutura de Relatório Financeiro Aplicável. 6. Diferenças entre auditoria e perícia. 7. Evidências em auditoria. 8. Erro e Fraude 9. Fases da auditoria: planejamento, execução e comunicação dos resultados. 10. Riscos de auditoria: risco de distorção relevante e risco de detecção. 11. Risco inerente e risco de controle. 12. Testes de auditoria: testes de observância/controle e procedimentos substantivos. 13. Procedimentos de auditoria: inspeção, investigação, confirmação etc. 14. Documentação de auditoria/ papéis de trabalho. 15. Relatório de auditoria: sem ressalvas, com ressalvas, adverso, com abstenção de opinião. 16. Parágrafo e ênfase. 17. Parágrafo de outros assuntos.


Referência bibliográfica: Auditoria Fácil – Osni Moura Ribeiro/ Juliana Moura Ribeiro Editora: Saraiva



V. PERÍCIA CONTÁBIL
 

Conteúdo programático: Perícia Contábil: definições iniciais. 2. Tipos de Perícia: Judicial, Extrajudicial e Arbitral. 3. Aspectos profissionais do Perito. 4. Planejamento, execução e procedimentos. 5. Competência técnico-profissional. Honorários Periciais. Quesitos. 6. Indicação de Assistentes. 7. Laudo Pericial. 8. Parecer Pericial Contábil. 9. Termo de Diligência.


Referência bibliográfica: NBC TP 01 e NBC PP 01.



VI. CONTABILIDADE DE CUSTOS
 

Conteúdo programático: 1. Conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade de Custos: conceito de custos, despesas, investimento e gastos. 2. Classificação e nomenclatura dos custos: Custos fixos e custos variáveis, custos diretos e indiretos. 3. Métodos de custeio: Custeio por Absorção, Custeio Variável, Custeio Baseado em Atividades (ABC). 4. Custo Padrão e Custo de Transformação. 6. Margem de Contribuição. 7. Ponto de Equilíbrio. 8. Margem de Segurança.


Referência bibliográfica: Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo : Atlas,. 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário