sábado, 16 de abril de 2011

Ministra do Planejamento garante que nomeará quem for necessário

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, informou nesta sexta-feira (15), que o governo ainda está analisando convocar as pessoas que passaram em concursos públicos cuja validade para nomeação vence neste ano.

No fim de março, ao anunciar o corte de R$ 50 bihões no orçamento deste ano, a ministra afirmou que os concursos com edital já publicado, em fase de provas ou cursos de formação, teriam prosseguimento, mas as nomeações seriam analisados “com lupa”.


"Estamos vendo aqueles que vão vencer mais rapidamente. Espero despachar com a presidenta [Dilma Rousseff] nos próximos dias para ter uma proposta mais global. Aquilo que é essencial para os trabalhos do governo, vamos chamar. O que pudermos, vamos postergar para os próximos anos. O que for absolutamente necessário, vamos chamar", afirmou a ministra nesta sexta-feira.

Ela citou, como exemplo, o caso do Ibama, cujo concurso perde validade neste sábado (16). "Tomamos a decisão de contratação porque houve uma perda de analistas grande no Ibama. [As nomeações] servirão para substituir [a perda de analistas ocorrida] e garantir os trabalhos de licenciamento", afirmou Belchior. Segundo ela, 60 pessoas serão chamadas.

Sobre os gestores e analistas do Ministério do Planejamento e Orçamento, a ministra afirmou que os cursos de formação terminaram em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano. "Já tínhamos comentado que chamaríamos. Trata-se da primeira cota [dos convocados]", informou Belchior.

A ministra do Planejamento esclareceu que, quando o governo faz concurso, o compromisso é com o número de vagas determinado no edital. "Essas são aquelas [vagas] que o governo tem obrigação de contratar dentro da validade do concurso. Às vezes, o governo chama além, mas não há nenhuma obrigação do governo em chamar.  Há um número grande de concursos que já foi chamada a cota inicial e uma adicional. Sempre há uma pressão de, quem está na fila, para ser chamado", declarou ela.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário