domingo, 24 de abril de 2011

Suspensão de concursos federais não atinge área fiscal


No início do ano o governo federal decidiu suspender os concursos públicos federais, como parte do pacote de corte de gastos. Porém, segundo especialistas ligados a cursos preparatórios para processos seletivos na área fiscal, a decisão não muda a vida de candidatos e de empresas que possuem cursos voltados para a área.
Em entrevista ao site Rede Brasil Atual, Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral da Siga Concursosem São Paulo, diz imaginar que a restrição aos concursos federais será parcial. “Alguns concursos devem ser mantidos, como os da área fiscal, porque aumentam a arrecadação. Também é necessário repor aposentados e atender programas sociais” – cogita.
Segundo a representante doInstituto IOBem Macaé, Ednamara Dias, há outros fatores que mantém a procura por cursos preparatórios, mesmo com os concursos federais suspensos.
“Mesmo com os concursos públicos federais suspensos, os estaduais e municipais continuam abertos. Além disso, estima-se que daqui a dez anos, 60% dos servidores públicos irão se aposentar, gerando a necessidade de contratação de cerca de 600 mil pessoas para reposição das vagas efetivas. Observando essa situação, o IOB a partir do primeiro semestre de 2011, manterá a decisão de incluir em sua lista, diversos cursos preparatórios para concursos públicos, com foco principalmente, nas áreas que tenham sinergia com a identidade do Instituto, como a carreira jurídica e fiscal, especialidades do IOB”- explica Ednamara.
Ela ressalta ainda, que para aqueles que querem ingressar na carreira pública, porém não têm tempo para se dedicar aos estudos, o curso preparatório oferecido pelo Instituto pode ser uma solução.
“O IOB tem como especialidade o ensino à distância e diferencia-se das demais instituições pela oferta de conteúdosem multiplataformas. Essesconteúdos são ofertados em ambiente online, em aulas audiovisuais gravadas e ao vivo e no formato de livros. Essa modalidade de ensino facilita o aluno a conciliar os estudos com outros compromissos”- afirma Ednamara.
As vantagens da carreira pública são o grande chamariz para que milhares de candidatos prestem concurso público a cada ano no Brasil. Por não subjugar os candidatos através de pré-requisitos, muitas vezes preconceituosos, ou de subjetivas entrevistas para seleção, os concursos públicos são considerados a opção mais democrática de emprego no país. Para iniciar a carreira, basta prestar o concurso e ter uma boa pontuação, e consequentemente estar dentro das melhores classificações, de acordo com a quantidade de vagas oferecidas.
Fonte: FV2 Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário