Mais uma boa opção de ingresso no funcionalismo público para quem possui curso de nível superior em qualquer área de formação. A partir de quarta-feira, dia 17, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo receberá inscrições em seu concurso público para o cargo de analista em planejamento, orçamento e finanças públicas. A oferta, considerada generosa, é de 257 vagas para todo o estado, para candidatos de ambos os sexos. O salário inicial é de R$5.800. O atendimento vai até 3 de maio. As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Fundação Vunesp. Os interessados também poderão comparecer nas unidades do Poupatempo e Infocentros, que oferecem internet gratuitamente, pelo programa Acessa São Paulo. A taxa é de R$80. Quem deixar a inscrição para o último dia deve ficar atento ao horário, uma vez que o pagamento deve ser feito por meio de boleto bancário.
O concurso conta com possibilidade de redução de 50% da taxa para candidatos que estiverem desempregados ou recebendo até dois salários mínimos e, ao mesmo tempo, matriculados em curso de nível superior, pós-graduação ou pré-vestibular, bem como isenção de taxa para quem comprovar ser doador de sangue, com pelo menos três doações no período de um ano, contando até 3 de maio. Os pedidos de redução e isenção podem ser feitos na página eletrônica da Vunesp, durante o período de inscrições. Além disso, os candidatos devem, dentro desse período, enviar uma cópia autenticada da cédula de identidade, bem como cópias autenticadas dos documentos que comprovem as condições para o benefício, para a Fundação Vunesp, pessoalmente, por sedex ou aviso de recebimento, contendo no envelope "Ref. Isenção/redução pagamento da taxa do valor da inscrição/Sefaz/SP".
Embora o concurso não conte com distribuição de vagas por municípios, no ato da inscrição o candidato deve optar pela cidade de preferência para a aplicação das provas: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté. A aplicação das provas objetivas está prevista para 30 de junho. No período da manhã haverá uma prova de Conhecimentos Gerais, com peso um e quatro horas de duração.Destas, 25 serão de Língua Portuguesa, cinco de Atualidades, 15 de Matemática Financeira e Estatística Básica, 15 de Direito Constitucional e 20 de Direito Administrativo.
No período da tarde serão 80 questões de Conhecimentos Específicos, com peso dois e quatro horas de duração. Destas, dez serão de Direito Financeiro e Tributário, dez de Economia e Finanças Públicas, 20 de Contabilidade Geral e Pública, 20 de Planejamento e orçamento governamental e 20 de Técnicas de autidoria. Para ser aprovado será necessário atingir, no mínimo, 50% do total de pontos em cada prova, bem como 60% da prova, como um todo. Somente serão convocados para a segunda fase, composta de avaliação de títulos, os melhores colocados dentro de um limite de 771 candidatos, sendo 39 portadores de deficiência física. Os títulos contarão com um limite de seis pontos na classificação geral. Os aprovados serão submetidos, ainda, a uma terceira fase, composta de curso de formação. Caso nem todas as vagas sejam preenchidas após o curso, aquelas que permanecerem em aberto deverão ser destinadas para um futuro concurso.
SERVIÇO
Inscrições - www.vunesp.com.br
Envio de documentos para redução da taxa - Rua Dona Germaine Burchard, 515, Água Branca/Perdizes, CEP 05002-062.
Fonte: Folha Dirigida