quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Presidente do TJ do Piauí anuncia concurso com mais de mil vagas

A presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Eulália Maria Pinheiro, anunciou nesta quarta-feira (23) a realização do concurso público para o preenchimento de mil vagas para servidores e 15 de juízes. O comunicado foi feito durante coletiva  realizada na sede do órgão, em Teresina.
Para Eulália Pinheiro, o atual quadro funcional do Tribunal é insuficiente para atender a demanda. Um recente levantamento realizado pelo do Conselho Nacional de Justiça revela um aumento de 50.000% mil nos gastos do Judiciário do Piauí em 2012, comparado com o ano anterior. O valor chega a R$ 270 milhões, o equivalente a 1% do PIB do estado.
Apesar o alto investimento, a estrutura física de muitas comarcas continua precária e a população sofre com a demora no julgamento dos processos. Na sede do TJ-PI, processos se acumulam, enquanto o número de funcionários continua o mesmo. No fórum de Floriano, por exemplo existe somente um juiz atuando nas varas civel e criminal. Para o diretor Noé Pacheco, os juízes não têm mais tempo para atender tanta demanda e que para ler os processos, o profissional precisa trabalhar nos três turnos.
"É preciso esclarecer que estas despesas não representa o crescimento no número de servidores, especialmente de juízes, que é essecialmente hoje nosso maior problema e causa demora no andamento dos processos", destacou José Aírton Medeiros, presidente da Associação dos Magistrados do Piauí.
O Tribunal de Justiça do Estado alega que as despesas aumentaram por causa da realização de obras nas comarcas do interior e da construção do no fórum em Teresina. "Houve sérios investimentos, primeiro na questão de fóruns e a precariedade existe, mas nós estamos combatendo fazendo  licitações para concertos de vários outras comarcas e construção de novos fóruns em Floriano, Parnaíba, Oeiras, Picos, Piripiri e Campo Maior. Também investimos de qualificação do servidor", ressaltou a presidente Eulália Pinheiro
fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário