terça-feira, 1 de outubro de 2013

Exame CRC 2013.2 - Bacharel - Noções de Direito Público e Privado - Questão 31



Gabarito preliminar da Questão 31
Exame CRC 2013.2 – Bacharel em Ciências Contábeis
(Prof. Ricjardeson Dias):

Resposta: A

De acordo com o princípio da anterioridade tributária [...] é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos (...) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

O princípio da anterioridade nonagesimal tem como objetivo proteger o contribuinte contra o fator surpresa. A noventena é o tempo necessário para que o contribuinte ajuste seu planejamento financeiro, visando o pagamento da contribuição.

Em análise à questão, de acordo com a doutrina, o IPTU não deve observar a Noventena, mas deve observar a o Princípio da Anterioridade anual. Nesse caso, somente será cobrado em janeiro de 2014.


o ITBI deve observar a Noventena e também a Anterioridade anual. Nesse caso, somente será cobrado em 2014, pois a lei foi instituída em setembro/2013, e em janeiro de 2014 já teria cumprido a noventena (90 dias) e também a anterioridade anual.

2 comentários:

  1. Oi Prof º Ricjardeson Dias, gostaria de saber de vcs, se tem alguma questão no exame de suficiencia 2/ 2013 que possa ser anulada? Acertei 24 questoes estou na espera de alguma anulação que de certo pra mim.abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. bom dia ! Também estou na mesma situação fiz 24 questões e dependo de alguma anulação para ser aprovada, gostaria de saber se o senhor tem alguma previsão de quantas questões devem ser anuladas e quais ?

    ResponderExcluir