O chefe adjunto do Depes adiantou que, até o fim do mês passado, já haviam sido registradas 220 aposentadorias. Esse número deve chegar a aproximadamente 400 até o fim deste ano, segundo ele. No ano passado, 382 servidores deixaram o órgão em razão de aposentadorias. Delor explicou que, atualmente, cerca de 600 servidores já possuem condições de passar à inatividade. Em todo o ano de 2012, espera-se que pouco mais de 800 estejam aptos a se aposentar. "Considerando todos esses números imaginamos que o pedido que será feito não seja para poucas vagas", afirmou. O banco corre o risco de perder metade do seu efetivo até 2014 em função apenas de aposentadorias.
Autorização - Embora tenha ressaltado que a expectativa é que até 2015 por volta de 200 mil servidores se aposentem no Executivo federal, o que faz com que seja grande a disputa entre os órgãos pela liberação de concursos, o dirigente se mostrou otimista com relação ao atendimento da demanda do BC. "Esperamos que a autorização saia neste segundo semestre."
Em palestra ministrada no ano passado durante a segunda edição da Feira da Carreira Pública do Rio de Janeiro, promovida pela FOLHA DIRIGIDA, Delor já havia informado que a previsão do banco era a de realizar um novo concurso no ano que vem. "Eu vejo que vai emplacar um concurso em 2013. A validade do último expira em junho de 2012. Acho que, a partir daí, vamos conseguir com o Ministério do Planejamento a realização de outra seleção. Pode ser que tenha umas 500 vagas, como o último", disse ele na ocasião, estimando ainda a quantidade de vagas na nova seleção. Caso a autorização seja concedida ainda este ano, o edital do concurso pode ser divulgado já no início do primeiro semestre de 2013.
Acerto - Após fonte na direção do banco revelar que já existe acerto com o Planejamento para a realização de um novo concurso de técnico e analista em 2013 com provimento das vagas no fim do ano, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Sérgio Belsito, afirmou ter participado de reunião do Depes com o ministério na qual foi informado que a autorização do concurso poderá acontecer tão logo a previsão de recursos para a sua realização seja incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cuja proposta já está no Congresso Nacional e pode ser votada até o próximo dia 13. A LDO serve de base para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que precisa ser encaminhada ao Congresso até 31 de agosto pelo Executivo.
Etapas - Na última seleção realizada pelo banco, em 2009, os candidatos tiveram que passar por provas objetivas, de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos (com as disciplinas variando de acordo com o cargo), prova discursiva (apenas para analista), avaliação de títulos (dependendo da área de atuação), sindicância de vida pregressa e programa de capacitação.
Fonte: Folha Dirigida
Nenhum comentário:
Postar um comentário