terça-feira, 3 de julho de 2012

SEFAZ-RJ:Estado empossa 170 fiscais e cuida do novo concurso

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) empossou mais 170 auditores fiscais aprovados no último concurso, realizado em abril de 2011. A solenidade, ocorrida na última quinta- feira, 28, contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice Luiz Fernando Pezão, do secretário de Fazenda, Renato Villela, e do deputado estadual André Correa. O presidente do Sindicato dos Fiscais de Rendas, Ricardo Brandi, e o secretário da Casa Civil, Régis Fitchner, foram homenageados.

No discurso, Renato Villela disse que a entrada dos novos auditores não vai suprir a real necessidade da Sefaz-RJ. "É um número significativo, mas ainda insuficiente de profissionais preparados para ajudar com a importante tarefa de arrecadação para o estado", destacou. Para o vice-governador, a secretaria é a principal fonte do estado. "Sem arrecadação, não há como realizar obras, investir em saúde, educação, segurança e em outras áreas", frisou.

A Sefaz-RJ está fazendo uma triagem, a fim de definir o quantitativo de vagas da próxima seleção, porém a expectativa é que seja mantida a oferta de 100 oportunidades, como nos concursos anteriores. Com a entrada dos novos fiscais, a secretaria passa a contar com 970 profissionais em atividade. No grupo que tomou posse há representantes de 18 estados, e 63% têm formação em Ciências Exatas e 37% em Humanas. É o caso de Daniel Raposo Maltinti, 31 anos, que deixou a profissão de engenheiro mecânico de produção, em São Paulo, e veio para o Rio assumir o cargo de auditor. A carioca Flávia Guerra já exercia a função de fiscal no Espírito Santo, e agora fará o mesmo trabalho no Rio.

Qualquer área - Os preparativos do novo concurso, já anunciado, estão intensificados, e a previsão é que ele ocorra no final do segundo semestre ou no início de 2013, afirmou, durante a cerimônia de posse, a chefe de gabinete, Manon Guedes. "Estamos finalizando o processo de estudos sobre qual instituição organizará o próximo concurso e, provavelmente, teremos um novo edital ao final deste ano ou em janeiro de 2013", disse. Para ser fiscal de rendas da 3ª categoria é necessário possuir formação superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$12.384,22, para carga de trabalho de 40 horas semanais.

De acordo com Renato Villela, o programa da seleção anterior, organizada pela Fundação Getúlio Vargas, será mantido. Na época, os candidatos foram avaliados por meio de questões objetivas, aplicadas em datas distintas, com 200 questões. As 100 primeiras foram sobre conteúdos de Língua Portuguesa (18), Matemática Financeira e Estatística (18), Economia e Finanças Públicas (16), Administração e Informática (26) e Direitos Constitucional, Civil e Administrativo (22). As outras 100 perguntas abrangeram Direitos Empresarial/Comercial (20), Tributário (20),Legislação Tributária e demais normas atinentes à fiscalização (40), Contabilidade Geral e de Custos e Auditoria (20).

Os selecionados fizeram curso de formação, na Escola Fazendária, com duração de aproximadamente três meses. Segundo Manon Guedes, esse ano houve uma modificação no conteúdo do curso, com a redução da parte teórica e o aumento da prática. "Estamos colocando os novos auditores acumulando atendimento nas inspetorias, e em contato com os principais sistemas de arrecadação", observa. Os novos auditores iniciaram as aulas práticas na última sexta, 29, participando de fiscalizações-piloto com o acompanhamento dos auditores experientes, além de conhecer como é feita a interação entre a Sefaz-RJ e os demais órgãos do estado. Entre as atribuições do cargo estão as atividades de fiscalização, arrecadação, cadastro, planejamento e informações econômico-fiscais. 

Fonte : Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário